A Universidade do Estado do Pará (Uepa) integra a VII Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que começa no próximo dia 17 e vai até o dia 19 de outubro. A programação ocorrerá no Centro de Eventos Ismael Nery, da Fundação Cultural do Estado do Pará (Centur). A Feira de Ciência tem o objetivo de mobilizar crianças e jovens em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
A Uepa será representada pelo Centro de Ciências e Planetário do Pará, que por meio de um estande fará experimentos, mostrará painéis e materiais interativos explicando os alimentos a partir da ótica das áreas da ciência, como a química, física, biologia e matemática. O Centro também levará o Planetário Móvel para os estudantes do ensino fundamental, além de realizar palestras relacionadas ao tema do evento, que é Ciência alimentando o Brasil.
“O tema deste ano nos levará a explicar os elementos químicos dos alimentos, sua composição e evolução deles junto à espécie humana. Pretendemos direcionar nossa exposição com foco na missão do Planetário, que é a popularização da ciência”, contou a diretoria do Planetário, Sinaida Vasconcelos.
A Feira Estadual faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2016, realizada de 17 a 23 de outubro com atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos em todo o país.
Modalidades de Proteção do Nitt
Aproveitando a temática em torno da SNCT e da Feira, o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt) da Uepa lançará no dia 17 de outubro, no site da Universidade, uma série de posts sobre Mobilidades de Proteção. O objetivo é disseminar informações relacionadas com a Propriedade Intelectual.
Texto: Rafael Dias
Foto: Nailana Thiely