O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) inicia hoje a publicação de uma série de folhetos informativos sobre suas atividades e diversos assuntos relacionados à proteção intelectual. Batizada “Modalidades de Proteção”, a série segue uma tendência nacional dos órgãos que atuam nesta área de levar conhecimento para pesquisadores, professores e estudantes, muitas vezes alheios aos seus direitos enquanto inventores.
A comunidade acadêmica, formada pelo corpo docente, discente e funcionários, é estimulada por meio de diferentes ambientes, programas e projetos a realizarem pesquisas no âmbito social, educacional, humano, biológico, tecnológico, entre outros. Essas pesquisas, em geral, produzem resultados que precisam ser devidamente protegidos. A proteção é importante tanto para o pesquisador, que dedicou conhecimento, tempo e outros recursos, quanto para a Universidade, que proporcionou todo um ecossistema para a realização da pesquisa.
A série contemplará um conjunto de 15 folhetos, publicados mensalmente em formato digital, nas mídias da Uepa, com informações sobre os diferentes tipos de proteção intelectual e industrial. “Nosso objetivo é ampliar o conhecimento sobre a importância da proteção, bem como melhorar o entendimento sobre como proteger os resultados - tangíveis e intangíveis - de pesquisas realizadas por professores, alunos, técnicos e administrativos”, explicou o coordenador do Nitt/Uepa, professor Antônio Batista.
Cada publicação trará informações sobre um tipo de proteção, além de dar dicas de como o pesquisador deverá agir. Com um design moderno e uma linguagem simplificada, o conteúdo de cada boletim foi estruturado para que a leitura seja agradável, produtiva e que agregue valor para o leitor. A data escolhida para o início da publicação também não foi ao acaso, e integra as ações da Instituição durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Confira o primeiro folheto da série aqui.
Texto: Ascom/Uepa com informações do Nitt