Pesquisador russo apresenta história da literatura e teatro medieval

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 19/10/2016 - 13:05
Professor da Universidade Estatal de São Petersburgo (SPBU/СПбГУ), Andrey Pavlovitch Zhukov ministrou nesta quinta-feira, 19, a palestra Os aspectos da formação da literatura na Idade Média no segundo dia da VI Semana Acadêmica dos Estudantes da Universidade do Estado do Pará (Sael/Uepa). A palestra ocorreu nesta manhã no Auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).
 
Durante a palestra, Andrey Zhukov, que é pesquisador visitante na Uepa, apresentou o percurso da literatura na Europa medieval, passando dos estágios em que se constituía como cultura popular até chegar a sua manifestação escolástica e erudita. Nessa passagem da tradição oral para a institucionalização de textos escritos, os autores medievos produziram uma grande obra influenciada por perspectivas sincréticas em torno dos temas da vida cotidiana, da magia e da fé.
 
“O principal para o poeta medieval era a tradição, contida nas palavras do outros poetas que lhe foram antecessores, chamadas de ‘palavras dos outros’. Não por acaso, a palavra atinha-se a um sentido divino, que admitia a descoberta de um segredo sobre o mundo. Por isso, muitos textos medievais encontram-se sem autor, pois o principal para o homem medieval era a consciência e a reverência à tradição literária”, afirmou o professor durante a palestra.
 
DA RÚSSIA PARA A AMAZÔNIA
 
É a primeira vez que Zhukov profere palestra e atua como professor visitante em universidade fora da Rússia. O professor tem pesquisado teatro medieval ibérico, com especial ênfase na obra do português Gil Vicente, autor de obras como o Auto da Barca do Inferno e a Farsa de Inês Pereira. O pesquisador veio como bolsista do programa Santander Universidades e, na Uepa, realiza o levantamento a respeito da obra do padre José de Anchieta, assim como de bibliografia produzida sobre ele.
 
O foco tem sido em compreender a história do teatro no Brasil e na Amazônia, assim como a vinda dos jesuítas para a região “Já procurei nas bibliotecas livros sobre Anchieta e o teatro dos jesuítas, fiz notas, bati cópias e comprei livros sobre o assunto. É muito importante escrever sobre José de Anchieta, porque na Rússia sabe-se menos sobre ele do que sobre Gil Vicente”, explica o professor.
 
No roteiro de Zhukov, estão pesquisas na Biblioteca Paulo Freire na Uepa, na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Biblioteca Central da Universidade da Amazônia (Unama), na Biblioteca do Grêmio Literário e Recreativo Português e na Biblioteca Pública Arthur Vianna. Ao final da visita, o professor pretende publicar os resultados da pesquisa em formato de artigos em periódicos científicos, tanto em russo quanto em português.
 
A produção acadêmica de Zhukov é principalmente em russo. O primeiro artigo produzido pelo professor em língua estrangeira foi o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, pelo ponto da vista das ideias de carnavalização de Mikhail Bakhtin, publicado na primeira edição deste ano da Revista Ribanceira, periódico do Curso de Licenciatura Plena em Letras da Uepa.
 
Confira as fotos do evento acessando o link: https://www.flickr.com/photos/biuepa/sets/72157675321673456
 
Texto: Sergio Ferreira Junior
Foto: Nailana Thiely