Reitor recebe pesquisador russo em visita à Uepa

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 20/10/2016 - 17:01
O reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Juarez Quaresma, recebeu na tarde desta quinta-feira, 20, o professor da Universidade Estatal de São Petersburgo (SPBU/СПбГУ), Andrey Pavlovitch Zhukov, pesquisador visitante na Uepa. Durante a reunião no gabinete da Reitoria foram discutidas a pesquisa que o professor russo tem conduzido na Universidade e o papel da Uepa na região amazônica.

Bolsista do Programa Santander Universidades para instituições ibero-americanas de ensino, Andrey Zhukov veio à Uepa para realizar pesquisa documental e bibliográfica em torno do teatro de jesuítas no Brasil e na Amazônia, com ênfase na obra do Padre José de Anchieta. Doutor em Filologia e Literatura Clássica pela SPBU, ele é docente da Cátedra de Filologia e Literatura e, desde o mestrado, vem pesquisando o teatro ibero-americano medieval, já tendo produzido textos sobre a obra de Gil Vicente.

O reitor destaca a relevância não só da vinda de Zhukov, mas também aquilo que ela representa: o impacto na internacionalização da Uepa. Principalmente porque o professor vem de um centro de excelência consolidado na área de Línguas, cujo contato é estratégico para a Universidade. “A vinda de um professor de um grande centro, não só estimula nos nossos professores o maior interesse na área, como também estimula, pelas possíveis articulações interinstitucionais, a maior produção intelectual que poderá no futuro servir de base para a formação de novos programas de pós-graduação. Pesquisadores estrangeiros de grandes centros impactam positivamente na ciência e no conhecimento em universidades jovens, como a Uepa”, ressalta Juarez Quaresma.

A escolha de Zhukov pela Uepa se deu pelo interesse do pesquisador na região e nas repercussões da literatura medieval portuguesa no Brasil colonial. “Escolhi a Uepa porque já tinha ido a Minas Gerais e queria conhecer um lugar diferente no Brasil. Esta Universidade fica na Amazônia e é muito interessante pelo que lhe é particular, as paisagens, a natureza. Outra coisa é que esta terra é muito ligada a Anchieta, meu tema de investigação. Ele chegou aqui para ensinar a Santa Bíblia à gente indígena, traduzindo para o Tupi, e escreveu poesias em tupi para os indígenas”, explica o Zhukov.

No roteiro de Zhukov, estão pesquisas na Biblioteca Paulo Freire na Uepa, na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Biblioteca Central da Universidade da Amazônia (Unama), na Biblioteca do Grêmio Literário e Recreativo Português e na Biblioteca Pública Arthur Vianna. Ao final da visita, o professor pretende publicar os resultados da pesquisa em formato de artigos em periódicos científicos, tanto em russo quanto em português.

Essa aproximação se dá em um cenário em que as parcerias acadêmicas são parte das ações dentro do grupo dos BRICS, que envolve Brasil e Rússia. Nesse âmbito, a coordenadora de Relações Internacionais da Uepa, Luzia Jucá, destaca que a Rússia tem realizado iniciativas de atrair essa comunidade acadêmica brasileira, como forma de estreitar laços e garantir parcerias. “Há hoje o surgimento de programas que beneficiam pesquisadores na pós-graduação que queiram fazer projetos ou pesquisas em universidades russas, com programas específicos para brasileiros, algo que não é comum”.

Durante a reunião, o reitor e a coordenadora de RI também discutiram um possível projeto de cooperação com a SPBU, que está sendo realizado com a ajuda do professor do Departamento de Língua e Literatura (DLLT), Raphael Bessa, que já realizou atividades acadêmicas na Instituição russa. Essa parceria prevê as possibilidades de intercâmbio acadêmico de pesquisadores das áreas de Línguas, Engenharia e mesmo Saúde, e aponta para a consolidação de iniciativas da Uepa rumo à internacionalização.

Texto: Sergio Ferreira Junior
Foto: Nailana Thiely