Cerimônia especial marcará a inauguração do Instituto Confúcio no Pará

Enviado por Ize Sena em Ter, 25/10/2016 - 14:54
O governador Simão Jatene recebeu o convite para participar da cerimônia de instalação oficial do Instituto Confúcio no Pará, que será realizada nesta terça-feira, 25. O convite foi entregue pelo reitor da Shandong Normal University (SDNU), Tang Bo, e pelo reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Juarez Quaresma, instituições parceiras na instalação do Instituto, que visa o ensino do idioma e a difusão da cultura chinesa em diversos países.

Para o governador Simão Jatene, a implementação do Instituto no Pará – primeiro e único estado das regiões Norte e Nordeste do Brasil a sediar uma unidade do gênero –, além do desenvolvimento educacional e cultural, significa uma aproximação entre instituições e Estados. “Essa possibilidade de termos o Instituto aqui estreita os laços entre o Brasil e a China, entre o estado do Pará e a província de Shandong. A instalação do instituto pode ser o primeiro passo dessa aproximação”, reiterou Jatene.

O governador destacou que as diferenças culturais e sociais entre Brasil e China podem se complementar e beneficiar a ambos. “Se tivermos a sapiência de utilizar o conhecimento milenar que a China possui com a disponibilidade de recursos naturais que o Pará tem, poderemos promover desenvolvimento sustentável, que é o grande desafio global da atualidade”, defendeu Simão Jatene, que falou da alegria de presenciar paraenses falando mandarim, nos próximos anos.

Tang Bo, reitor da Shandong Normal University, localizada em Jinan, capital da província de Shandong, agradeceu o empenho do Governo do Pará e o apoio da Uepa para a instalação do Instituto. “Sem contar com essa estrutura, nós não teríamos conseguido iniciar o trabalho esse ano. Nós consideramos muito importante o papel da educação para as gerações futuras e acreditamos que podemos contribuir com isso”, afirmou o reitor da universidade chinesa.

Juarez Quaresma, reitor da Universidade do Estado do Pará, contou que o Instituto já está em funcionamento, e que as três primeiras turmas tiveram as vagas preenchidas em menos de uma hora, após a abertura das inscrições. “Já estamos em pleno funcionamento. Novas vagas serão ofertadas através de edital para o próximo ano. Diante das relações comerciais que o Pará tem com a China, o ensino do mandarim é muito importante para preparar os profissionais daqui para esse espaço no mercado”, avaliou Quaresma. Inicialmente serão oferecidas 15 bolsas para estudantes da Uepa, de graduação, mestrado e doutorado.

A parceria envolvendo a Uepa já vinha sendo discutida entre o Governo do Pará e representantes do Instituto Confúcio há cerca de quatro anos, quando o governador Simão Jatene esteve na China, em 2012, para fortalecer as relações comerciais com aquele país. A medida foi efetivada em 2014, quando o Governo Federal e o presidente da China, Xi Jinping, assinaram um acordo para a instalação de sedes do Instituto no Brasil.

Por se tratar de um convênio firmado entre Instituições de Ensino Superior, a cooperação internacional acadêmica será fortalecida, abrindo novas portas para o intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores da Uepa com importantes instituições de ensino chinesas. A sede do Instituto Confúcio será no prédio da Editora da Uepa (Eduepa). As aulas das primeiras turmas iniciaram em junho de 2016.

Também participaram da reunião o ministro da Embaixada da República Popular da China no Brasil, Wang Wei; o  vice-diretor do Instituto Confúcio, Pang Hui; o diretor de cooperação internacional da SDNU, Zhou Lianyong; o diretor do departamento pessoal da SDNU, Kong Xiangyun; o professor e responsável pela divisão de Ciência e Tecnologia da SDNU, Bi Hualin; o secretário da SDNU, Wang Jinshan; e a coordenadora de Relações Internacionais do governo do Pará, Larissa Chermont.

A cerimônia de lançamento oficial do Instituto Confúcio terá dois eventos: o primeiro, no prédio onde funcionará o Instituto, às 15h30, e o segundo no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, às 18h, com uma ampla demonstração da cultura chinesa. Serão nove apresentações de dança, música e artes marciais, entre as quais solos de instrumentos típicos da Província de Shandong, como o Er Hu e o Sheng, e até mesmo uma dança intitulada “A Imagem da América”, mostrando como os chineses vêem a América do Sul.

Texto: Dani Filgueiras/Secom
Fotos: Cristino Martins