Educação Indígena é tema de seminário em Oriximiná

Enviado por Ize Sena em Ter, 01/11/2016 - 11:14
Com o objetivo de debater os aspectos da educação indígena entre os Wai Wai, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza, no dia 4 de novembro, o I Seminário Escolar Indígena do Povo Wai Wai. O evento ocorrerá das 8h às 18h, no Campus de Oriximiná da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
 
O Seminário conta com a participação da turma de acadêmicos do povo Wai Wai, que realizam atividades no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A abertura e o encerramento do evento terão a apresentação de manifestações culturais do povo.
 
Durante a manhã, haverá a roda de conversa Cultura e educação escolar indígena. À tarde, haverá sessões de comunicação oral e apresentação de pôsteres com os seguintes eixos de debates: Projetos de educação voltados para a realidade indígena Wai Wai; e Produções didáticas dos estudantes Wai Wai do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena.
 
O objetivo é abrir um espaço de discussão sobre as especificidades da cultura e dos saberes indígenas e como eles podem ser parte de processos educacionais e pedagógicos mais amplos. Dentre os assuntos abordados pelos acadêmicos, estão temas como a etnomatemática, conhecimentos sobre a natureza, medição do tempo, a importância do espaço geográfico, a história do povo Wai Wai, as narrativas para a alfabetização, o uso da língua, dentre outros.
 
O evento é uma iniciativa da Uepa, por meio do Núcleo de Formação Indígena e do Grupo de Estudos Indígenas na Amazônia, e integra um corpo de ações da Licenciatura Intercultural Indígena na promoção do conhecimento e dos saberes nativos no âmbito acadêmico do Pará e da Amazônia.
 
Texto: Sergio Ferreira Junior