“Povos quilombolas na Amazônia: a Educação em perspectiva” é o tema do V Seminário do Grupo de Pesquisa, Saberes e Práticas Educativas de Populações Quilombolas (Eduq), que inicia nesta quarta-feira (16), no auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), travessa Djalma Dutra, s/n. O seminário, já em sua quinta edição, objetiva promover a discussão sobre ações dos povos quilombolas na Educação como direito fundamentado por seus saberes e práticas. Interessados em submeter trabalhos para apresentação no evento devem se inscrever neste link.
Os trabalhos devem estar no modelo de resumo estendido na modalidade Comunicação Oral, com o resultado ou andamento da pesquisa no prazo máximo de 15 minutos. Cada trabalho poderá ter até três autores. Eles devem ser enviados para o e-mail comissaocientificaeduquepa@gmail.com. As pesquisas submetidas devem se enquadrar em um dos cinco grupos de trabalho do Eduq. Todos os detalhes para a submissão estão disponíveis neste edital.
O Eduq/Uepa desenvolve desde 2011, estudos e pesquisas sobre educação quilombola, refletindo acerca dos saberes e práticas educativas de populações quilombolas, numa perspectiva dialógica, intersubjetiva e crítica. Toda a programação do evento pode ser encontrada no site http://eduquilombola.blogspot.com.br/.
Texto: Fernanda Martins
Foto: Carlos Sodré