Começou hoje, 8, no auditório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o I Seminário Internacional Sobre Cidades, Territorialidades e Sustentabilidades na Pan-Amazônia, realizado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) em parceria com a Fundação Amazônia de Amparo e Estudos e Pesquisas (Fapespa).
As boas-vindas do evento ficaram por conta da mesa de abertura, composta pelo secretário municipal de meio ambiente, Derick Martins; presidente da Câmara Municipal de Altamira, Armando Aragão; vice-prefeito de Vitória do Xingu, Murilo Sousa; vice-diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, Jairo Nascimento; e o professor do curso de Geografia que coordena o Seminário, Manoel Alves.
A conferência de abertura Dinâmica populacional, urbanização e sustentabilidade, ministrada pelo diretor do Núcleo de Meio Ambiente e coordenador de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Gilberto Rocha, abordou os aspectos e consequências do descontrole populacional nas cidades. “O novo padrão de urbanização dos anos 70 até hoje tem causado problemas ambientais, sociais e de mobilidade urbana. As pessoas têm buscado as cidades e estas não tem o suporte necessário para suportá-las. Por exemplo, Ananindeua aqui no Pará e Florença na Itália, possuem aproximadamente a mesma população, porém a estrutura de cada cidade é totalmente diferente”, disse o professor.
Quem acompanhou a conferência aproveitou para conhecer dados pouco divulgados sobre urbanização regional. A estudante de 25 anos, do 6° semestre de Geografia da Uepa, Roberta Santos, comentou que poucas pessoas realmente conhecem o território em que habitam. “Por isso é importante receber essas informações de especialistas da área”, revelou.
O coordenador do evento, professor Manoel Alves, afirmou que o encontro é propício e benéfico principalmente para os estudantes. “Já tivemos uma boa participação inicial dos alunos e deve melhorar a medida que os trabalhos começarem a ser apresentados. É importante que eles estejam nesses debates, principalmente para entender o caráter social que envolve as cidades”, frisou.
A programação segue até o dia 10 de novembro com palestras, mesas redondas e apresentação de banners. As inscrições para ouvintes seguem até às 18h de hoje, no local do Seminário. As informações gerais do evento estão disponíveis no www.sicauepa.com .
Texto: Rafael Dias
Fotos: Nailana Thiely