Parfor discute a educação na Amazônia

Enviado por Fernanda Martins em Qua, 09/11/2016 - 13:53

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove na próxima segunda-feira, 14, a Roda de Saberes com o tema “Amazônia: Território e Lutas”, das 8h às 20h, no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), na travessa Djalma Dutra, s/n. As inscrições são gratuitas.

Levando em conta as singularidades da região Amazônica, especificamente em relação à Educação, são muitos os desafios que necessitam ser superados. Pensando nisso, o Parfor, em parceria com a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase) e o Fórum da Amazônia Oriental (Faor) realizam o evento para oportunizar o diálogo entre academia, educadores, povos e comunidades tradicionais com reflexões e relatos de experiência em torno das lutas e resistências no território amazônico, espaço este pressionado pela ofensiva do capital sobre a região.

O público-alvo da Roda é formado pelos alunos do Parfor Uepa e demais membros da comunidade acadêmica e em geral. A participação no evento por estudantes renderá um certificado com carga horária de 12 horas. Os interessados podem realizar suas inscrições gratuitas antecipadamente neste link, ou no local do evento. Mais informações podem ser obtidas através do email coordparforuepa@yahoo.com.br ou o telefone 3299-2232.

Desde 2009 o Parfor/Uepa é responsável em formar e graduar professores da educação básica da rede pública de ensino. O Programa formou, até este ano, 1.409 alunos-professores. Atualmente são ofertados 11 cursos de licenciatura - Intercultural Indígena, Ed. Física, Letras/ Língua Portuguesa, Letras/ Língua Inglesa, História, Filosofia, Matemática, Geografia, Ciências Naturais/ Química, Física e Biologia, Ciências da Religião e Pedagogia. Totalizando 1500 alunos distribuidos em 53 turmas em 22 municípios do Estado do Pará. O Parfor/Uepa está vinculado a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e sua coordenação geral está localizada no prédio da Reitoria, com funcionamento conforme o fluxo administrativo da Uepa.

Texto: Fernanda Martins