Ciência da Religião debate métodos e metodologia

Enviado por Fernanda Martins em Qua, 16/11/2016 - 12:57

Enfatizar as conexões possíveis entre a metodologia, a ética na pesquisa e as inúmeras questões teóricas desse campo multifacetado é o objetivo central do III Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião e da Jornada Acadêmica da Licenciatura em Ciência da Religião, da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Com o tema “Métodos e Metodologias na Ciência da Religião", os eventos concomitantes oferecem diversas palestras e mesas redondas entre os dias 16 e 18 de novembro, no auditório do Campus III/Educação Física. A participação no colóquio e na jornada será gratuita.

O cenário dos estudos da religião se destaca pela variedade. Os diferentes grupos sociais, as diversas abordagens teóricas e os variados métodos utilizados revelam tanto a amplitude deste campo de conhecimento quanto as diferentes possibilidades de aproximação. Ao levar em consideração estas múltiplas alternativas, revela-se a demanda por um foco científicometodológico mais preciso e aprofundado aplicado à formação acadêmica para os estudos da religião.

O evento é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, em seu III Colóquio, juntamente com o Curso de Licenciatura Plena em Ciências da Religião, em sua Jornada Acadêmica. Ambos buscam incentivar nos estudantes de Ciências da Religião as habilidades metodológicas específicas de sua área de aprendizado, focando ainda nas interconexões entre metodologia, teoria, escrita, representação e políticas das pesquisas feita pelos pesquisadores, tanto em sala de aula como no campo de pesquisa.

A programação promete colocar em debate diferentes modos de aproximação, abordagens e interpretação de dados de pesquisas originárias de diferentes áreas de conhecimento, tais como a Psicologia, a Antropologia, a Sociologia, a História, a Filosofia, entre outras. Os diversos saberes que alimentam, cada qual com sua particularidade, o campo de Ciências da Religião e contribuem, para tornar seu objeto mais claro e suas relações com a sociedade paraense e amazônica. Os interessados podem fazer sua inscrição antecipada gratuitamente neste site, onde também se encontra disponível a programação completa do evento.

Texto: Fernanda Martins

Foto: Nailana Thiely