Uepa abrirá inscrições para novas turmas de Mandarim

Enviado por Ize Sena em Qua, 16/11/2016 - 14:02
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) abrirá inscrições para três novas turmas do Curso Livre de Mandarim, o idioma oficial da China. São ofertadas 40 vagas. Desta vez, as oportunidades são destinadas somente a alunos matriculados na Universidade, em nível de graduação ou pós-graduação.

Os interessados devem se inscrever no período de 16 a 18 de novembro, das 9h30 às 15h, presencialmente, na sede do Instituto Confúcio na Uepa, localizado na Travessa Dom Pedro I, 519, no bairro Umarizal. Os estudantes devem estar munidos de Declaração de Matrícula, 1 foto 3x4 e xerox do Registro Geral (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF). No ato de inscrição, também deverá preencher um formulário. Tanto a inscrição quanto o curso são gratuitos.

As novas turmas terão início no dia 21 deste mês, nos seguintes dias e horários: segundas e quartas-feiras, das 11h às 12h30 ou das 14h às 15h30; e terças e quintas-feiras, também das 11h às 12h30.

A partir de janeiro de 2017, a Uepa irá ofertar turmas para servidores e interessados da comunidade externa.

Mandarim
O Curso Livre de Mandarim é ofertado pelo Instituto Confúcio, em parceria com a Uepa. Ministrado por professores da Universidade de Shandong, na China, o curso terá duração de três semestres (três níveis do mandarim básico). Os alunos aprenderão sobre a sociedade chinesa, leitura de chinês básico, ortografia chinesa básica, básico de conversação e compreensão oral.

Mais do que uma oportunidade, o ensino da língua chinesa é uma necessidade para o Pará, que tem firmado várias parcerias comercias com o país asiático. Além disso, como o convênio com o Instituto Confúcio é firmado entre Instituições de Ensino Superior (IES), a cooperação internacional acadêmica será fortalecida, abrindo novas portas para o intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores da Uepa com instituições de ensino chinesas. O Instituto foi oficialmente lançado em Belém, no último dia 25 de outubro.

Mais informações: Instituto Confúcio na Uepa - Travessa Dom Pedro I, 519 (Entre avenida Senador Lemos e rua Municipalidade, Bairro Umarizal, Belém – PA – Brasil).

Texto: Ize Sena
Fotos: Nailana Thiely