Seminário debate Estado, Política e Mídia

Enviado por Fernanda Martins em Sex, 02/12/2016 - 08:32

Discutir o momento político que vive o país e seus reflexos é o foco do Seminário Teoria Política: Estado, Sociedade Civil e Poder Político, realizado pelo Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Cidadania na Amazônia (GMSECA), filiado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Nesta sexta-feira, 2 de dezembro, foi o dia de abordar as ideias do pensador Pierre Bourdieu "Contra a política da despolitização". A mestre em Ciências da Religião, Rosinda Miranda e o mestre em Artes e professor da Uepa, Thiago Guimarães, falaram sobre a escola ser um instrumento de domínio do Estado ao refletir as ideias e decisões dos governantes. Eles também destacaram o fato de a grande mídia estar ao lado dos poderes econômicos. " A mídia passa a ideia de que não tem como as pessoas lutarem contra eles(o Estado)", disse Thiago. A programação continua até amanhã, 3 de dezembro, com o tema  "Estado, Poder, Governo e Onda Conservadora na América Latina e no Brasil".

O Encontro teve início em 19 de novembro. Toda a programação ocorre das 8h às 12h e de 14h às 18h, na sala do Mestrado em Ciências da Religião, no segundo piso do bloco 5 do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo.

De acordo com a coordenadora do GMSECA, professora Marize Duarte, o Seminário é voltado para a troca de saberes entre mestrandos e graduandos do curso de Ciências da Religião. “Este evento surge da necessidade de articulação entre os alunos acerca da teoria explicativa da realidade. Vamos debater autores contemporâneos da ciência política e procurar entender as relações de poder”, disse a coordenadora.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sala do GMSECA, no bloco 4 do CCSE, ou através deste site.

Confira aqui a programação completa do evento

Texto: Renata Paes e Rafael Dias
Foto: Nailana Thiely