I CONAPEX discute genética e biomedicina no CCBS

Enviado por Fernanda Martins em Dom, 20/11/2016 - 08:19

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) por meio do Laboratório de Morfofisiologia Aplicada à Saúde realizou entre os dias 17 e 19 de novembro o I Congresso Amazônico de Pesquisa Experimental (CONAPEX), no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

A programação englobou outros dois eventos simultâneos o: I Simpósio de Genética e o I Encontro de Biomedicina. Quem participou do Encontro de Biomedicina acompanhou, por exemplo, a palestra Os desafios atuais da gestão pública em laboratório de análises clínicas, ministrada pelo Biomédico e coordenador do Centro de Análises Clínicas do Hospital Ophir Loyola, Leonardo Kepler.

Na oportunidade, Leonardo falou sobre as estratégias e instrumentos utilizados pelos profissionais da área mediante a um cenário de crise econômica. “Os acadêmicos cada vez mais buscam alinhar a teoria e a prática visando o mercado de trabalho e, ao produzirmos essas palestras, procuramos mostrar a realidade do cotidiano das empresas quanto ao ambiente”, explicou o biomédico.

Já quem optou pelo Simpósio de Genética pôde acompanhar a palestra A importância da caracterização molecular dos vírus, realizada pelo médico veterinário do Instituto Evandro Chagas, doutor Sandro Patroca. “Pude abordar o uso da ferramenta que é a biologia molecular e suas associações, podendo ela prever as características de cada vírus. Além disso, vimos como se deu a propagação dos vírus Zika e Chikungunya, comentando casos particulares relacionados a biologia molecular”, disse o doutor.

Na programação do Congresso, chamou a atenção a palestra A síndrome caquexia/anorexia no câncer experimental, na qual foi ministrada pelo coordenador do Laboratório de Morfofisiologia da Uepa, doutor Jofre Jacob Freitas. A palestra retratou um pouco do que é pesquisado no laboratório da Universidade, segundo o coordenador. “Nós estudamos as alterações metabólicas dos indivíduos com câncer e que provocam nele o estado de caquexia. Dessa forma, discutimos os diversos tipos existentes de tumor e como as plantas da Amazônia podem ser benéficas a esse tratamento”, contou.

O Congresso tem a intenção de possibilitar o intercâmbio de experiências entre os participantes, construção do princípio de parceria entre ensino, pesquisa e extensão com característica multidisciplinar e multiprofissional. O idealizador do evento, professor monitor do Laboratório, doutor Anderson Bentes, disse que “havia a necessidade de criar um encontro para discutir pesquisa experimental entre laboratórios e universidades aqui na região. Esperamos que esse seja um passo inicial para fomentar o desenvolvimento tecnológico entre os futuros profissionais da saúde”, ressaltou.

O estudante de 21 anos do curso de biomedicina da Uepa, Wilgner Duarte, revelou que o Congresso está sendo muito esclarecedor em diversas áreas de conhecimento. “Como ainda estou no terceiro semestre do curso, muito do que já presenciei no Congresso são informações novas para mim. Acredito que gostar do que estuda é um grande aliado para o futuro de cada aluno, por isso estou aqui e acompanho tudo o que for voltado a neurociência, por exemplo”. O I CONAPEX foi realizado com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Uepa.

Texto: Rafael Dias

Fotos: Nailana Thiely