Colóquio de Letras traz professores da USP para debates e palestras

Enviado por Fernanda Martins em Ter, 29/11/2016 - 11:34

O curso de Licenciatura em Letras e o Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Letras da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promovem a partir de amanhã, 30, o I Colóquio: Língua, Discurso e Estilo, no auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, s/n. O evento marca o encerramento das disciplinas do Dinter e contará com professores da Universidade de São Paulo (USP), parceira do doutorado. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas presencialmente até o momento do colóquio. O evento segue até o dia 1º de dezembro.

A programação inicia na tarde de amanhã, com a abertura oficial, que terá presença da coordenação do curso e representantes da gestão da Uepa e do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa (FFLCH – USP). Em seguida, a conferência de abertura “Gêneros e Estilo”, do professor doutor Álvaro Antônio Caretta, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) dá início a uma rodada de debates, mesas redondas e palestras, que incluem a apresentação das pesquisas atualmente conduzidas pelos doutorandos das instituições.

“Como todas as aulas do doutorado são realizadas aqui na Uepa, sempre que vem professor de fora a gente faz uma palestra, para incluir todos os alunos de letras e enriquecer o ensino deles também. Dessa vez, resolvemos fazer um grande evento maior, para marca o encerramento das disciplinas e reunir todos os alunos”, explicou a coordenadora acadêmica do Dinter/Uepa e do curso de Letras, Socorro Cardoso. As mesas redondas incluirão, via Skype direto de São Paulo, os professores e doutorandos de lá.

O encerramento do evento terá a conferência “Léxico e estilo: os efeitos de sentido dos jogos lexicais na poesia moderna e contemporânea”, proferida pela coordenadora do Dinter da USP, professora doutora Elis de Almeida Cardoso. “Será uma oportunidade para os nossos alunos ouvirem professores da USP. Ao mesmo tempo, esses professores terão contato com nossos alunos. São profissionais de referência, autores dos livros que eles estudam hoje em sala de aula. Esse contato pode promover um salto na qualidade das pesquisas”, avaliou Cardoso.

PROGRAMAÇÃO:

13h às 15h - Credenciamento

15h - Abertura

16h às 17h30 - Conferência de Abertura: Gêneros e Estilo

Prof. Dr. Álvaro Antônio Caretta (UNIFESP)

18h às 19h30 - Mesa I: Linguagem, Discurso e Gênero

Das margens dos rios à sala de aula: os saberes tradicionais no ensino do português

Cristiane Dominiqui V. Burlamaqui

Argumentação no livro didático de L.P do ensino médio: uma análise inicial

Rita de Nazareth Souza Bentes

Gêneros intercalados, vozes do cotidiano e cultura popular na crônica de Eneida: primeiras impressões

Sueli Pinheiro da Silva

Mediador: Prof. Dr. Álvaro Antônio Caretta

01 de dezembro

08h às 09h30- Mesa II: Análise do Discurso e Pragmática

O metadiscurso interpessoal nos Relatórios Acadêmicos dos alunos de Letras de Paragominas, PA

Dinair Barbosa de Freitas

Um Brasil dividido: uma análise crítica do discurso das postagens políticas no Facebook durante o processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff

Josane Daniela Freitas Pinto

Discurso e identidades: a construção discursiva das identidades do endogrupo e do exogrupo em interações “Menores Infratores”

Denílson de Souza Silva

Mediadora: Profa. Dra. Zilda Gaspar Oliveira de Aquino

09h30 às 11h - Mesa III: O Estilo no texto literário

Escolha lexical e expressividade em O Estranho, de Max Martins

Wenceslau Otero Alonso Jr.

Criação neológica na obra de Paes Loureiro

Raphael Bessa Ferreira

O estilo na obra de Arnaldo Antunes: Reflexões iniciais

Sandra Mina Takakura