Jogos Universitários agitam Marabá a partir de amanhã (2)

Enviado por Fernanda Martins em Qui, 01/12/2016 - 13:34

Os universitários de Marabá terão a oportunidade de mostram seu talento nos esporte durante na primeira edição dos I Jogos Universitários Marabaenses. As partidas ocorrerão entre os dias 2 e 11 de dezembro e terão a participação de seis Instituições de Ensino Superior (IES) do município. O evento inicia com uma programação educacional e de integração entre as IES, com o propósito de preencher a lacuna existente de movimento esportivo para os acadêmicos. O Campus VIII da Universidade do Estado do Pará sediará a cerimônia de encerramento, e outras atividades referentes aos jogos. A abertura será amanhã, às 19h, no Ginásio Municipal de Marabá, na Folha 16.

A Uepa tomou a iniciativa de realizar os jogos, que foram abraçados pelas demais instituições. Nesta primeira edição, participam seleções da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Faculdade Metropolitana, a Universidade Paulista (Unip), Unopar e Faculdade Integrada Carajás (FIC). “A Uepa está realizando os primeiros jogos e a recepção da ideia foi muito positiva por parte das outras instituições. Convidamos todas a participar. Os representantes se mostraram muito contentes, pois já deveria haver Jogos Universitários em Marabá. Ficamos muito felizes por isso”, contou a coordenadora do campus Marabá, Daniele Monteiro da Costa.

Sua principal finalidade é estimular a prática desportiva entre os acadêmicos de diferentes Instituições de Ensino Superior no município de Marabá nas modalidades de jogos coletivos e individuais. A proposta é realizar um evento educacional através do qual será difundida e reforçada a construção da cidadania e dos ideais do movimento esportivo, direcionados para construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz.

No total, serão oito modalidades desportiva em disputa - divididas em masculino e feminino: Atletismo (100m, 3000m, salto em distância, Arremesso de Peso e Revezamento 4 X 4 nos 100m rasos), Natação (50m Livre, 50m Costa, 50m Peito e 50m Borboleta e Revezamento 4 X7 nos 50m livre), Tênis de Mesa, Xadrez, Handebol, Futebol de Salão, Vôlei e Basquete. Ao todo serão 427 atletas disputando medalhas, só da Uepa serão 166 atletas.

“A expectativa é das melhores. Todo mundo animado para participar. Uepa tem times em todas as modalidades e os alunos estão muito engajados”, disse a coordenadora. Os jogos serão em locais cedidos por instituições públicas e privadas da cidade de Marabá. A cerimônia de abertura será amanhã, no ginásio municipal de Marabá e o encerramento e premiação de todos os atletas serão no dia 11 de dezembro às 14h no Campus da Uepa.

PROGRAMAÇÃO:

02/12/2016