O Auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Campus I da Universidade do Estado do Pará (Uepa), lotou na noite desta terça-feira, 6, para a premiação dos melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de 2015. Foram selecionados os 1º, 2º e 3º lugares de cada curso. A mesa de solenidade foi presidida pelo vice-reitor da Uepa, Rubens Cardoso.
Para critérios de avaliação considerou-se a relevância social do tema/área de conhecimento, a formulação do problema, os objetivos, hipóteses, referências bibliográficas e a conexão com o tema-problema. Com o título um tanto chamativo “ Em briga de marido e mulher a educação mete a colher’’, a egressa de Licenciatura em Pedagogia, Ana Daniele Mendes Carrera, 23 anos, recebeu o reconhecimento do trabalho, que destacou a atuação do profissional de pedagogia no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.
Em Pedagogia, os trabalhos “ Saíram da cozinha, mas não pra cair no samba”, de Thaís Mendonça, e ‘’Autismo: Escola e Família na perspectiva da inclusão”, de Fransuély Sabryna e Liliane Borges, também foram premiados.
No curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads), os egressos Udson Bruno Brito Câmara e Mateus Bruno Venâncio, do Campus Redenção, estiveram entre os três melhores do ano com o trabalho “ LIBRAY: um Software para Ensino da Libras e Auxílio no Aprendizado de Pessoas com Deficiência Auditiva”. Eles desenvolveram um sistema que ensina pessoas com e sem deficiência a Língua Brasileira de Sinais (Libras)
No curso de TADS, o trabalho “Redesign de interação do SIGA/Uepa baseado em técnicas de usabilidade de interfaces computacionais”, de Eddy Mesquita e Roberta Andrade, e “Segurança de Sistemas WEB: conceitos indispensáveis”, de Estêvão Damasceno e Lucas Medeiros, também receberam as honras.
Entre os cursos da área da saúde que ganharam o merecido reconhecimento esteve “ Efeito do treinamento muscular inspiratório com carga progressiva em jogadores de basquetebol em cadeira de rodas”, do egresso de Fisioterapia, Allan Oliveira de Lira, 23 anos. Alan decidiu analisar a força muscular respiratória dos jogadores paraolímpicos do All Star Rodas.
Foram premiados 70 trabalhos produzidos e aprovados por concluintes ou egressos dos cursos de Graduação da Universidade, no ano letivo de 2015, com nota mínima 9,0 (nove). Deste total, 34 foram do CCSE, 15 do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), 13 do CCBS, e oito do Núcleo de Formação Indígena.
Confira aqui a lista de todos os premiados http://www.uepa.br/
Texto: Renata Paes
Fotos: Nailana Thiely