Após integrar a Reunião Técnica com Gestores de Repositórios Digitais da Região Norte, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) se prepara para implantar, em breve, o Repositório Institucional do Sistema de Bibliotecas da Universidade.
O Repositório está ligado a reformulação e melhoria do sistema de comunicação científica por meio de processos de gestão da informação científica, promovendo em última análise o aumento da visibilidade dos resultados de pesquisa, do pesquisador e da instituição. Sua função é compreender a recolha, o tratamento, a organização, a disponibilização, o fornecimento e a preservação dos recursos informativos relevantes para as atividades educativas, de investigação científica e tecnológica que decorrem da produção e divulgação científica dos membros da Universidade.
Em geral, o Repositório é usado para arquivar, disseminar e preservar outros tipos de originais e de documentos, como artigos de pesquisa e outros. Além disso, o sistema também envolverá um repositório digital, que visa a preservação dos objetos digitais, aassim como promover o acesso livre a conteúdos como produtos de pesquisa, entre outros objetos digitais.
De acordo com a diretora da Biblioteca Central da Uepa, Rita Almeida, o sistema abrangerá todos os campi da Uepa. “É importante a participação dos bibliotecários em eventos e reuniões técnicas sobre o referido tema, para aprimoramento dessa ferramenta de informação para a comunidade acadêmica da Uepa. O objetivo é que todas as instituições implantem seus repositórios digitais e fortaleçam as experiências locais em âmbito nacional”, afirmou a diretora.
Em 2017, a Uepa também participará do Encontro Regional de Gestores de Repositórios da Região Norte, a fim de aprimorar o sistema que será implantado nas bibliotecas da Universidade.
Texto: Rafael Dias