Estágio em Ciências Naturais é tema de Jornada no CCSE

Enviado por Fernanda Martins em Ter, 13/12/2016 - 19:33

O estágio é uma fase essencial da vivência acadêmica, e ele se torna ainda mais especial para aqueles que visam uma carreira como professores. Permitir que os discentes conheçam de perto os desafios da profissão é o principal objetivo da Disciplina Estágio Supervisionado, presente na grade curricular de todos os cursos da Universidade do Estado do Pará (Uepa). E os estudantes de Ciências Naturais tiveram a oportunidade de debater essas experiências com professores e colegas durante a II Jornada de Estágio Supervisionado em Ciências Naturais, realizada durante todo o dia de hoje, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).

A programação teve como finalidade proporcionar aos graduandos um ambiente acadêmico de socialização das experiências e aprendizagens, bem como partilhar contribuições pertinentes ao curso de Ciências Naturais, que possui habilitações em Biologia, Física e Química. A graduanda do curso de química, Stephány Alice, que está prestes a concluir seu segundo semestre da disciplina, ressaltou a importância que o Estágio Supervisionado teve em sua vida.

“A vivência em sala de aula é passo definitivo na vida de quem ainda está indeciso se pretende ou não ser professor. A visão da profissão muda após o início do estágio. Acredito que esse é o momento que nasce, de fato, a vontade de ser professor”, contou. Ela recomenda aos colegas que levem a disciplina a sério. “Se bem aproveitado pelo aluno, ele vai sair do estágio com a perfeita ideia do que é ser professor”, disse.

O estágio supervisionado na Uepa é uma disciplina obrigatória, com carga horaria de 400 horas, que deve ser cumprida do quinto ao oitavo semestre. O coordenador do curso, João Paulo Passos, acredita que a obrigatoriedade da disciplina é um benefício para os alunos. “O estágio supervisionado é o momento em que o discente, sob orientações do docente do curso e do docente da escola onde se realiza o estágio, vai observar, vai conhecer o espaço escolar, vai buscar alternativas de colocar em prática os ensinamentos e trocas de experiências vivenciadas na Universidade”, observou o coordenador.

Ele relembrou ainda o quão enriquecedor profissionalmente foi seu período de estagiário. “Sou muito grato às experiências boas e ruins que vivenciei no meu estágio de aluno, bem como quando fui docente de estágio”, disse. Ele ressaltou ainda a importância da Jornada para os discentes. “Estamos em constante aprendizado na função docente e poder trocar experiências com outros colegas é sempre relevante”, concluiu.

Texto: Fernanda Martins

Fotos: Nailana Thiely