Fruto do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) dos egressos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Marabá, Jamerson Soares e Igor Ribeiro, o projeto Composteira Inteligente está prestes a ser implantando nas escolas municipais Oneide de Sousa Tavares e Doutor Inácio de Sousa Moita.
Selecionado no edital de patrocínio 2016 do Banco da Amazônia, o Projeto orientado e coordenado pela professora Aline Sardinha, da Uepa, está na fase de ministrar palestras educativas nas escolas, onde explicam o papel do engenheiro ambiental, educação ambiental e a problemática dos resíduos sólidos.
O Composteira Inteligente possibilita a separação do lixo seco e úmido, utilizando a fração orgânica deste resíduo para fazer adubo, posteriormente utilizado nas hortas destas instituições de ensino. O objetivo é conscientizar e levar medidas que possibilitem a mitigação dos processos poluidores gerados pela destinação incorreta de resíduos, despertando nos alunos de ensino fundamental a consciência ambiental.
De acordo com a coordenadora do Projeto, Aline Sardinha, a fase atual de desenvolvimento do Composteira Inteligente é crucial para sua implantação. “As palestras que temos feito aos alunos é fundamental para dar noção da utilização da composteira e o quanto ela será importante para o meio ambiente”, disse.
Prêmio Melhor TCC 2015
Intitulado Sistema inteligente de monitoramento da temperatura e umidade no processo de compostagem: protótipo baseado na plataforma Arduino, o trabalho que originou o Projeto Composteira Inteligente ficou em 2º lugar no Prêmio Melhor TCC 2015, no curso de Engenharia Ambiental.
Texto: Rafael Dias