Seminário de Ciências Sociais encerra debates hoje(15)

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 15/12/2016 - 09:45
 
O II Seminário do Curso de Ciências Sociais iniciou ontem, 14, o debate acerca do tema Limites e Perspectivas da Democracia no Brasil. O evento ocorre no auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo.
 
Pela manhã, após a abertura oficial do Seminário, a mesa de debates inicial discutiu exatamente o tema do Seminário, abordando as características da formação da política brasileira, as relações de poder e a diferença entre a demanda social e as decisões políticas para a população. 
 
A mesa foi composta pelos professores Manoel Moraes, Denise Simões e Celso Vaz, e mediada pelo coordenador do curso de ciências sociais, professor Mario Xavier. De acordo como coordenador, “o discurso e a prática muitas vezes não caminham em torno de nossa democracia e o debate ganha importância devido ao atual cenário político do país”, disse.
 
Durante a tarde, a mesa formada pelos professores João Colares, Lucélia Bassalo, Raimundo Miguel Pereira e mediada pelo professor Paulo Sena discutiu “As Reformas do Governo Temer na Educação”. Entre as principais pautas do debate estavam: a nova proposta de educação em diferentes aspectos, o comportamento da sociedade brasileira atual e uma projeção de futuro para a educação do país.
 
De acordo com a professora Lucélia Bassalo, hoje a forma de luta por direitos está diferente e é necessário compreender isso. “Os jovens hoje usam o virtual para defender seus direitos ou chamar a atenção para algo e a antiga geração ainda não se adaptou a esse modelo. Em um momento de crise, é natural que eles usem as redes para se posicionar e estão certos, pois precisam se apropriar de um posicionamento político que acham ser o correto”, contou.
 
O primeiro dia encerrou com um Sarau Cultural.
 
Programação
 
Hoje, 15, a partir de 8h30, O Seminário discute os “Direitos Humanos e diversidade: o desmoronamento das instituições políticas no Brasil”. O professor Petrônio Potiguar vai moderar a mesa composta pelos professores: Sérgio Corrêa, Joelma Alencar e Marize Duarte.
 
Durante a tarde, às 14h, o evento encerrará com a apresentação do projeto do I Congresso de Filosofia e Ciências Sociais da Uepa.
 
 
Texto: Rafael Dias
Foto: Rafael Dias