Uepa recebe cota adicional de bolsas de Iniciação Científica

Enviado por Ize Sena em Ter, 03/01/2017 - 08:01
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou que a partir deste mês de janeiro irá recompor as cotas de bolsas dos Programas de Iniciação Científica (PIBIC), voltando aos patamares originais. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) está entre as instituições participantes do Programa, que receberão esta cota adicional.

Para a Uepa, o quantitativo de bolsas disponibilizadas é o seguinte: 12 para o PIBIC; 6 para o PIBIC/Ensino Médio; 1 para PIBIC/Ações Afirmativas; e 1 para o Programa Institucional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Confira aqui a relação de projetos contemplados com a recomposição das bolsas do CNPq.

Estas bolsas serão distribuídas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade, de acordo com o mérito de classificação por nota. Na prática, os projetos de pesquisa aprovados no Edital 30/2016, mas não contemplados com bolsas ofertadas pelo órgão de fomento, agora terão a oportunidade de executar suas atividades.

A vigência dessas bolsas adicionais é de janeiro a julho de 2017, justamente para acompanhar o término do período das demais bolsas que foram disponibilizadas por meio do Edital 030/2016, que é de agosto de 2016 a julho de 2017. Para o reitor Juarez Quaresma, "essa cota adicional vem contemplar mais pesquisadores e desta forma fortalecer a pesquisa científica na Uepa, que vem crescendo substancialmente nos últimos três anos com o aumento da oferta de bolsas de pesquisa para os alunos de graduação".

Mais bolsas

De acordo com dados do CNPq, houve um acréscimo de 6.447 bolsas, ao total concedido em agosto de 2016, para diversas instituições de ensino. As novas bolsas representam um total de R$ 2,27 milhões mensais (R$ 43 milhões durante a vigência das bolsas). A recomposição foi realizada segundo a recomendação inicial do comitê de julgamento de cada programa institucional.

"Ficamos satisfeitos em conseguir os recursos necessários para recomposição das Bolsas de IC. Mais do que evitar que os cortes fossem efetivados, é importante valorizar o Programa de Iniciação Científica pela sua capilaridade em todo o Brasil assim como a capacidade de preparar os jovens para a ciência incluindo a descoberta de talentos que tanto o País precisa", afirma o Presidente do CNPq, Mario Neto Borges.

Ao todo, com a recomposição, as bolsas do Programa de Iniciação Científica representam um investimento mensal de R$ 11,5 milhões.

Texto: Ize Sena, com informações da Coordenação de Comunicação Social do CNPq