Pós-graduação para professores indígenas inscreve até o dia 25 de janeiro

Enviado por Fernanda Martins em Qui, 19/01/2017 - 14:11

Tags

A educação indígena no Pará tem novos caminhos abertos a partir de hoje. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) lançou o processo seletivo para a primeira turma da especialização em Docência em Educação Indígena Escolar. Serão 100 vagas, sendo 72 reservadas aos egressos de Licenciatura Intercultural Indígena, que formou sua primeira classe no ano passado e outras 28 destinadas aos licenciados indígenas de outros cursos. As inscrições iniciam hoje, 19, e seguem até o dia 25.

O objetivo principal do curso, que terá carga horária de 840 horas, é propiciar ao professor indígena um instrumental teórico-prático para ampliar sua compreensão sobre a dinâmica da educação escolarizada em relação com a educação indígena, integrando os saberes necessários ao trabalho pedagógico, para assim construir ferramentas que fundamentem os aspectos centrais de uma educação escolar indígena diferenciada, específica, bilíngue, autônoma e intercultural.

O curso ratifica as promessas feitas pelo reitor Juarez Quaresma e pelo governador do Estado, Simão Jatene, durante a cerimônia de formatura da primeira turma de Licenciatura Intercultural Indígena, em 2016. Ambos afirmaram a intenção de criar opções de especialização Latu e Stricto Sensu para os professores indígenas paraenses. Em caso de não preenchimento das vagas reservadas aos egressos da graduação da Uepa, estas serão destinadas à demanda universal.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas apenas online. O interessado deve enviar a documentação solicitada, o Currículo Lattes e uma Carta de Intenção, conforme as orientações do edital, para o email indicado. O certame terá duas fases: a análise da Carta de Intenção, de caráter eliminatório, e em seguida a análise do Lattes, que determinará a classificação dos candidatos. A comissão responsável pelo processo de seleção ressalta que a formatação do conteúdo a ser enviado no ato da inscrição deve seguir à risca o que foi determinado pelo edital.

O resultado final é esperado para o dia 31 de janeiro. O início das aulas está previsto para o mês de março nos campi de São Miguel do Guamá, para o povo Tembé, Marabá, para os Gavião, e a escola Sawarapy Surui para o povo Surui Aikewara.

Confira o edital na íntegra aqui.

Texto: Fernanda Martins

Foto: Nailana Thiely