Ação coloca o servidor Uepa para alongar o corpo

Enviado por Fernanda Martins em Ter, 07/02/2017 - 11:36

O simples hábito de praticar alongamentos pode salvar as pessoas de dores e outras doenças relacionadas à postura. Levando em conta que a maioria dos servidores da Reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa) passam muitas horas trabalhando sentados, a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Codepe), ligada à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), promoveu hoje a Campanha de Agravos Osteomioarticulares, para passar aos funcionários lições de postura e séries de alongamentos.

A ação é parte do Programa de Qualidade de Vida e Atenção à Saúde do Servidor e foi desenvolvida como resultado de uma análise das principais queixas de saúde dos servidores, apuradas em um questionário aplicado em atividades anteriores. “Montamos um mapa da saúde dos servidores e verificamos muitas reclamações de dores musculares. Coisas pequenas como trabalhar numa postura incorreta ou com computador e cadeira posicionados de forma errada podem levar à lesões, incômodos e até mesmo ao afastamento de um funcionário por doença”, pontuou o responsável pela Codepe, Carlos Perea.

A campanha percorreu todos os setores da Reitoria e tirou os servidores das cadeiras para repetir os movimentos do professor de Educação Física voluntário, Gabriel de Oliveira. Além de ensinar os movimentos e a duração ideal de cada um, o instrutor deu dicas sobre como manter a postura e calibrar cadeiras, mouses e monitores para evitar as lesões. “A região lombar, que é a inferior da coluna, costuma ser a mais afetada pela má postura. É comum o desenvolvimento de hérnias e outros problemas ali, pois ela acaba recebendo toda a pressão da gravidade. Mas a Lesão por Esforço Repetido (LER) também é preocupante”, explicou.

A estagiária Amanda Barros, de 19 anos, aprovou a ação. Ela desenvolveu dores nas costas no período em que se preparava para o vestibular. “Eu ficava o dia inteiro sentada e, ao invés de tratar com atividades físicas, recorri aos remédios relaxantes musculares.Achei bem legal esse incentivo ao alongamento”, disse. A Campanha de Agravos Osteomioarticulares foi a primeira do ano executada pela Codepe, que desenvolve um extenso calendário de atividades visando a qualidade de vida do servidor para 2017.

 

Texto: Fernanda Martins

Foto: Nailana Thiely