Professor da Uepa assume cadeira do Instituto Histórico e Geográfico do Pará

Enviado por Fernanda Martins em Ter, 21/02/2017 - 08:28

O professor Jonas Monteiro Arraes, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), toma posse amanhã, 22, da cadeira de número 69, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGPA). A cerimônia de posse do novo sócio efetivo será saudada pelo professor Aldrin Moura de Figueiredo e contará com a presença de membros efetivos do Instituto, professores e pesquisadores da Uepa.

O processo de escolha do novo nome que ocuparia a cadeira de número 69 ocorreu por meio do edital público lançado no final de 2016. A vacância ocorreu devido o falecimento do historiador, antropólogo e folclorista Vicente Juarimbu Salles, em 7 de março de 2013.

Jonas Monteiro Arraes possui graduação em música pela Universidade Federal da Bahia e mestrado em Artes Musicais pela Campbellsville University. Atualmente, faz doutorado em Musicologia na Universidade Estadual de Campinas. Além disso, coordenou o projeto que reeditou pela 3° vez o livro “Música e Músicos do Pará”, de Vicente Juarimbu Salles.

“Estar junto de pessoas que estudam e defendam mais temáticas relacionadas à Amazônia é uma das maiores honras de participar desse grupo”, analisa o professor Jonas Arraes. Com isso, ao ocupar a cadeira de número 69, o novo sócio passa a integrar um seleto número de pesquisadores, historiadores e geógrafos do Estado do Pará a receber essa honraria.

O Instituto Histórico e Geográfico do Pará é uma instituição científica e cultural composta atualmente por 70 sócios efetivos. Cada membro ocupa uma cadeira representada por um patrono. Em 2017, a associação completará 117 anos de fundação.

Serviços:

Cerimônia de posse do novo sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará

Local: Museu da Universidade Federal do Pará; Av. governador José Malcher, nº 1192.

Data e horário: dia 22, às 19h.

Texto: Marcus Passos

Foto: Nailana Thiely