O professor Jonas Monteiro Arraes, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), toma posse amanhã, 22, da cadeira de número 69, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGPA). A cerimônia de posse do novo sócio efetivo será saudada pelo professor Aldrin Moura de Figueiredo e contará com a presença de membros efetivos do Instituto, professores e pesquisadores da Uepa.
O processo de escolha do novo nome que ocuparia a cadeira de número 69 ocorreu por meio do edital público lançado no final de 2016. A vacância ocorreu devido o falecimento do historiador, antropólogo e folclorista Vicente Juarimbu Salles, em 7 de março de 2013.
Jonas Monteiro Arraes possui graduação em música pela Universidade Federal da Bahia e mestrado em Artes Musicais pela Campbellsville University. Atualmente, faz doutorado em Musicologia na Universidade Estadual de Campinas. Além disso, coordenou o projeto que reeditou pela 3° vez o livro “Música e Músicos do Pará”, de Vicente Juarimbu Salles.
“Estar junto de pessoas que estudam e defendam mais temáticas relacionadas à Amazônia é uma das maiores honras de participar desse grupo”, analisa o professor Jonas Arraes. Com isso, ao ocupar a cadeira de número 69, o novo sócio passa a integrar um seleto número de pesquisadores, historiadores e geógrafos do Estado do Pará a receber essa honraria.
O Instituto Histórico e Geográfico do Pará é uma instituição científica e cultural composta atualmente por 70 sócios efetivos. Cada membro ocupa uma cadeira representada por um patrono. Em 2017, a associação completará 117 anos de fundação.
Serviços:
Cerimônia de posse do novo sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará
Local: Museu da Universidade Federal do Pará; Av. governador José Malcher, nº 1192.
Data e horário: dia 22, às 19h.
Texto: Marcus Passos
Foto: Nailana Thiely