Reitores afiliados à Abruem reúnem com secretário de Educação Superior

Enviado por Ize Sena em Sex, 24/02/2017 - 17:39
Os dirigentes das instituições de ensino afiliadas à Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) estiveram reunidos com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Baroni, na última quinta-feira, dia 23 de fevereiro, em Brasília. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) esteve representada pelo reitor, Juarez Quaresma.

No encontro, entre outros assuntos, foi discutida a liberação de recursos para pagamento de convênios e programas federais mantidos com as universidades estaduais, a exemplo do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e do Programa de Extensão Universitária (ProExt).

De acordo com o secretário, os projetos aprovados em anos anteriores e que estão pendentes de pagamento terão situação regularizada a partir do meio do ano. Baroni também adiantou que ainda neste primeiro semestre será lançado o novo edital do ProExt que, entre outros critérios, irá valorizar os projetos institucionais.

Os reitores debateram ainda com o secretário uma proposta para elaboração da Política de Investimentos de Recursos Federais nos Sistemas Estaduais e Municipais de Ensino Superior.

Pacto Universitário
No dia anterior, 22, durante a primeira Reunião Administrativa de 2017 da Abruem, os reitores conheceram o Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos. A apresentação foi feita pelo diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secadi) do MEC, Daniel Ximenes.

Um dos objetivos do Pacto é superar a violência, o preconceito e a discriminação, além de promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas universidades. A Uepa fará adesão ao Pacto neste mês de março.

Texto: Ize Sena, com informações da Abruem