Vagas para formação de brinquedista esgotam rapidamente

Enviado por Dayane Baía em Sex, 24/02/2017 - 18:19

As vagas para o curso de formação de brinquedista, que ocorrerá entre os dias 8 e 10 de março no Campus III da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém já se encontram esgotadas. Para atender a grande demanda, uma nova turma terá a qualificação no período de 29 a 31 de março. Para os que perderam a oportunidade, novas turmas serão iniciadas no próximo semestre. Os participantes terão direito a certificados com carga horária de 30 horas.

As 60 vagas ofertadas para o curso que será realizado entre os dias 8 e 10 de março acabaram rapidamente. Para atender a grande demanda, a organização do curso criou uma nova turma, que também já se encontra esgotada. A procura pelo curso, que qualificará o profissional para atuar em brinquedotecas foi acima do esperado pelos organizadores, que prometem novas turmas para o semestre que vem.

O trabalho do brinquedista consiste em criar formas de brincar com qualidade, valorizando a atividade junto à criança e oportunizando o processo de aprendizagem. O curso é voltado para pessoas que atuem em áreas afins ao brincar, como saúde, arte educação, pedagogia, educação física e terapia ocupacional.

A da Brinquedoteca Joana D’arc promove o curso e é um dos três espaços destinados ao desenvolvimento dessa qualificação na Uepa. Além de laboratório de ensino e aprendizagem do curso de Educação Física, é também um espaço de convivência, lazer, socialização e ludicidade destinado para crianças a partir dos seis anos de idade.

De acordo com a coordenadora da Brinquedoteca, Ana Cristina Guimarães, os espaços são organizados conforme a necessidade do público. “Existem as brinquedotecas hospitalares que focam na saúde, as escolares com uma vivência de aprendizado e outras voltadas para o desenvolvimento lúdico. Os brinquedistas precisam estar qualificados para compreender as diferenças e exercer as atividades adequadas à lógica de cada local”, explicou.

A programação do curso inclui palestras e oficinas sobre os temas: contação de história, corpo e musicalidade, o brincar e o brinquedo, entre outros. As atividades serão desenvolvidas na sala de recreação, no auditório do curso de Educação Física, na sala de ginástica e na própria brinquedoteca Joana D’arc.

Texto: Dayane Baía

Fotos: Alessandra Serrão/Ag. Pará