Uepa celebra as mulheres

Enviado por Fernanda Martins em Qua, 08/03/2017 - 15:01

“A Uepa é uma instituição feminina. Tem sido assim desde o início”, afirmou a pró-reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira, durante a homenagem às servidores pelo Dia Internacional da Mulher na reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na manhã de hoje. A autora e ouvidora da Uepa, Suely Belém, realizou a palestra baseada no livro “Perseguições que Humilham: assédio moral e violência de gênero” e as servidoras receberam o carinho da Instituição com um farto café da manhã.

“As mulheres ajudam a construir a Uepa diariamente. Nosso dia é todos os dias. Lutamos contra os preconceitos de forma rotineira, portanto, vejo este dia como um dia de superação, pois a luta é diária”, resumiu a pró-reitora, ao parabenizar dezenas de servidoras reunidas no auditório da reitoria.

A vocação feminina da Uepa se confirma em sua história. Foram quatro reitoras mulheres e quatro homens – o quarto sendo o atual gestor, professor Juarez Quaresma. Atuando na Uepa há “algumas décadas”, a assessora da Pró-reitoria de Gestão e Planejamento (Progesp), Elizabete Barata, percebe um clima positivo para a atuação das mulheres. “Eu sempre me senti valorizada enquanto mulher aqui. São muitas mulheres em cargos de chefia, sempre temos cursos e incentivos. Tudo isso é muito importante”, disse.

A autora Suely Belém compartilhou com as mulheres os resultados da sua pesquisa, que se transformou em livro. Ela confirma o domínio feminino na Uepa, e ressalta algo inédito no ambiente de trabalho da Instituição. “Diferente das pesquisas disponíveis na literatura, que revelam que o sexo do assediador é dominantemente masculino, na Uepa, 66% dos casos de assédio moral são praticados por mulheres”, contou.

Para ela, o dado mostra o comportamento machista assumido por mulheres em cargos de chefia. “A mulher sente que precisa ter sua voz ouvida e, num estado patriarcal como o Pará, é comum que ela adote essa postura assediadora. Outra explicação para isto é que a Uepa, de fato, possui um número acima da média de mulheres em sua gestão”, resumiu.

O conceito de sororidade – o sentimento de irmandade entre as mulheres – foi abordado pela servidora e blogueira Natasha Rodrigues. Ela relembrou a necessidade de as mulheres criarem entre si um espaço livre de julgamentos e forrado de apoio mútuo. “Já passamos por tantos julgamentos o tempo inteiro, acredito que as mulheres devem ser mais gentis entre si. Essa competição entre as mulheres, estimulada pela sociedade, não traz nenhum ganho para nós”, concluiu. A celebração contou ainda com um sorteio de brindes para as servidoras e se encerrou com um café da manhã.

OUTROS CAMPI

Inspiração, determinação e beleza feminina foram algumas das temáticas abordadas nos diversos campis da Uepa voltadas à programação do Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje.

O Campus de Marabá, situado no sudeste paraense, organizou a exposição fotográfica “Mulheres que inspiram”, em sintonia com a campanha regional da Uepa, intitulada “#MulheresInspiradoras”. A mostra traz quatro personalidades femininas que se destacaram no âmbito da matemática, física e filosofia mundialmente.

Uma das exposições homenageia a cientista Sofia Vasilyevna, consagrada como a primeira mulher a ser nomeada para a Academia de Ciências da Russa. Para a bibliotecária Josianne Alves, uma das organizadoras da mostra fotográfica, “o objetivo da ação é mostrar a trajetória dessas mulheres como forma de inspirar docentes, discentes e pesquisadoras do campus”.

Em Castanhal, campus XX, as comemorações estão agendadas para ocorrer de manhã e de tarde, com aulas de danças motivacionais, dinâmicas em grupos e uma mesa redonda com o tema “Mulher empreendedora”, ministrada por representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Condição Feminina de Castanhal (CMDCF). Todas as ações estavam centradas no tema “Direitos, Conquistas e desafios”.

Na Universidade do Estado do Pará, em Santarém, a programação contou com o bate-papo “De mulher para mulher”. “Organizamos o debate como forma dar valor à mulher enquanto servidora, mãe e esposa. Além de salientarmos a importância com os cuidados com o corpo e a saúde que a mulher deve ter”, destaca a docente Andrea Margot.

No município de Cametá, o campus universitário da Uepa preparou um café da manhã especial em homenagem ao dia Internacional da mulher. Na ocasião, também foram acolhidos os novos servidores que entraram no quadro de temporários.

Texto: Fernanda Martins e Marcus Passos

Fotos: Nailana Thiely