PIBIC oferta bolsas para docentes, técnicos e alunos do Ensino Médio

Enviado por Fernanda Martins em Seg, 13/03/2017 - 08:03

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) abriu seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação destinada (PIBIC). Técnicos e docentes podem submeter projetos e incluir estudantes do ensino superior e médio como bolsistas ou voluntários. O prazo de submissão inicia hoje e se estende até o dia 8 de maio, das 8 às 14h.

Com editais específicos, as modalidades contempladas para docentes e técnicos permanentes são PIBIC/CNPq, PIBIC-AF/CNPq, PIBICAF/UEPA, PIBIC/FAPESPA, PIBIC/UEPA, PIBITI/CNPq e PIBITI/UEPA. Já a categoria para os alunos do ensino médio é a PIBIC-EM/CNPq.

O objetivo do programa é despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes do ensino superior e médio, sejam eles de instituições públicas ou privadas. Os candidatos a orientadores deverão ser docentes ou técnicos do quadro permanentes da Uepa e possuir experiência compatível com a função de formador de recursos humanos.

Outros requisitos para os orientadores são: ter titulação mínima de mestre, com produção científica, tecnológica ou artístico-cultural nos últimos cinco anos (2012-2016), divulgadas em periódicos, livros, anais de eventos ou outros veículos de comunicação da área que exerce; não ter pendências de relatórios junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uepa.

Já os candidatos a bolsistas devem estar regularmente matriculados em instituição de ensino médio ou superior, conforme o edital ao qual concorrem. Precisam ainda estar com Curriculum atualizado na Plataforma Lattes do CNPq; não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa; e não acumular a bolsa do programa com outra agência de fomento à pesquisa.

As submissões deverão ser feitas por meio de formulários, disponíveis nos editais, acrescidos dos projetos de pesquisa e planos de trabalho de cada bolsista. As propostas serão avaliadas pelo Comitê Interno de Pesquisa da Uepa.

A divulgação do resultado final, com os nomes dos projetos selecionados, sairá no dia 23 de junho de 2017 no site da instituição. Os proponentes devem ficar atentos também ao período de envio dos documentos do bolsista, marcado para de 7 a 11 de agosto, das 8h às 14h.

Confira mais detalhes nos editais:

Edital 024/2017 - Bolsistas de ensino superior

Edital 025/2017 – Bolsistas de ensino médio