Revista Cocar eleva nota de excelência nacional pela Capes

Enviado por Dayane Baía em Ter, 14/03/2017 - 19:36

A revista científica Cocar, periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebeu a maior nota de excelência nacional na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no dia 13 de março. O periódico foi reclassificado de Qualis B2 para B1 na área de educação no ano de 2015. O critério Qualis considera o âmbito da circulação (local, nacional, internacional) e a qualidade (A, B, C), por área de avaliação.

Lançada em 2007, a Cocar é publicada semestralmente e recebe contribuições de autores do Brasil e exterior. Os trabalhos são resultantes de estudos teóricos, pesquisas e relatos de experiências, na área de ciências humanas com ênfase em educação e diversidade cultural.
O próprio nome dado à revista é uma referência a essa diversidade. Cocar significa coroa, o adereço indígena colocado ao redor da cabeça para enfeitar e identificar etnias, entre outros usos. O vocábulo foi compreendido metaforicamente como pensamento, cognição, remetendo também à representação de identidades, ordenação, beleza – saberes que estão na escola ou fora dela.

Para a editora do periódico, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, a nota é um reconhecimento da relevância da publicação. “A Cocar é uma revista recente e já no primeiro ano foi avaliada como B3. Em seguida a nota elevou para B2, aumentando também o interesse de autores em enviar seus trabalhos para publicação. A faixa de envio era de 50 a 70 submissões por edição, a partir dessa reclassificação a tendência é esse número crescer mais ainda”, afirmou.

Ter artigos publicados erevistas científicas é um fator que enriquece a trajetória acadêmica dos pesquisadores. Quando essas publicações são bem qualificadas, o currículo lattes ganha mais peso. “É também uma qualificação da produção dos docentes do programa de pós-graduação”, frisa Ivanilde.

O envio de trabalhos é de fluxo contínuo, ou seja, não possui um prazo de submissão. Os materiais podem ser enviados diretamente na plataforma da revista, basta que o autor efetue o cadastro. Já o acesso à leitura dos artigos publicados é livre.

Na plataforma da revista estão contidas as políticas e as diretrizes de submissão, entre outras informações. Todo o suporte técnico para o funcionamento desse sistema é realizado pela Editora da Universidade do Estado do Pará (Eduepa).

Dossiês - Além das vinte edições publicadas ao longo dos dez anos de existência, a Cocar também reuniu duas produções especiais de dossiês, uma delas aprovada em edital da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). As edições trouxeram a Educação Especial e a Formação de Professores como temáticas específicas. O próximo dossiê já está em elaboração e deve abordar a Educação Matemática.

A revista pode ser acessada pelo link: http://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar

Texto: Dayane Baía
Foto: Nailana Thiely