Dia Nacional do Ouvidor reforça o valor do profissional

Enviado por Ize Sena em Qui, 16/03/2017 - 00:10

Mediador. Esse é o termo mais fácil para definir o papel do ouvidor, responsável pelo auxílio das relações entre os usuários e as instituições públicas e privadas. Como forma de homenagear esse profissional, o dia 16 de março foi oficializado como o “Dia Nacional do Ouvidor”.

A data foi escolhida por coincidir com a criação da Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman (ABO), em João Pessoa, na Paraíba. Na Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Ouvidoria foi criada por meio da Lei nº  6.828, de 7 de fevereiro de 2006, visando disponibilizar e estreitar o relacionamento com  docentes, discentes, servidores técnicos-administrativos e à sociedade.
 
O setor possibilita que o cidadão apresente críticas, sugestões, denúncias e pedidos de informações de forma a colaborar para a melhoria das atividades desenvolvidas pela Universidade. “A proposta da Ouvidoria é contribuir com o desenvolvimento institucional, facilitando o acesso da população interna e externa às demandas da Instituição”, reforça a ouvidora, Suely Belém.
 
A Ouvidoria da Uepa atende às demandas dos 20 campi do estado do Pará. Os processos são de diversas temáticas e seguem geralmente uma periodicidade. No início do ano, as questões estão relacionadas aos processos seletivos. Por volta de junho e julho, a procura ocorre em decorrência do envio de notas. Além disso, também há processos envolvendo assédio moral e a relação Professor/Aluno.
 
Desde a implantação, o número de demandas encaminhadas à Ouvidoria tem aumentado. A assessora pedagógica, Sônia Ferreira atribui isso a alguns fatores. “Nós estamos nos colocando junto aos setores, conversando durante as reuniões com chefes de departamento e colegas de trabalho. Com isso, eles estão conhecendo nossas atividades e acreditando no nosso currículo”, afirma.
 
Nesse sentido, o papel das ouvidorias funciona como um termômetro das instituições públicas e privadas, na medida em que sinaliza para os gestores se um serviço está funcionando corretamente ou não. O ouvidor transforma a informação em um instrumento de gestão.
 
Suely Belém acredita que o Dia Nacional do Ouvidor proporciona visibilidade à figura do profissional. “O reconhecimento legal fortalece o nosso papel de intermediar a relação da comunidade com a administração pública. Na Uepa, nosso objetivo maior de dar visibilidade a ouvidoria foi atingido devido nossas ações, relatórios e publicações”, assegura.
 
Como forma de garantir maior variedade e facilidade de comunicação, o setor disponibiliza contatos por e-mail, telefone, formulário eletrônico, atendimento presencial e protocolo. O utilizador também tem como opção as caixas de sugestões espalhadas nos campi da capital do estado.
 
Ao fazer isso, a Ouvidoria pretende ratificar a função de mediador na resolução de problemas, mediação de conflitos e atendimento individual. “Esperamos ampliar e fortalecer cada vez mais nosso trabalho num instrumento de participação de todos os seguimentos. Quanto mais visível e efetivo a Ouvidoria for, maior visibilidade e credibilidade ela terá”, pontua Sônia Ferreira.
 
Serviços:
- Localização: Rua do Una, n ° 156, bairro do Telégrafo, no prédio da Reitoria.
- Horário de Atendimento: das 8h às 16h
- E-mail: ouvidoria@uepa.br
- Fone: (91) 3299-2234

Texto: Marcus Passos
Foto: Nailana Thiely