Professora lança livro sobre metodologias para o ensino de Química

Enviado por Fernanda Martins em Seg, 27/03/2017 - 08:26

Pesquisadores, professores e alunos têm à disposição mais um mecanismo educativo. O livro “Pibid de Química: Vivências de Iniciação à Docência na Universidade do Estado do Pará”, de autoria da professora Dulcimar Brito, surge como mais uma experiência fortalecedora para o campo educacional de Química. A cerimônia de lançamento da obra ocorreu na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), na última sexta-feira, 24. O encontro reuniu professores, colaboradores e estudantes que participaram da produção do livro. 

A obra aborda questões relacionadas à metodologia e o ensino de Química, com enfoque para alunos do ensino médio e de instituições de ensino superior. “O principal ganho do trabalho é possibilitar a formação continuada dos estudantes. A publicação do livro visa auxiliar professores de química no interior das salas de aula”, assegura a autora.

O livro é composto por 10 artigos científicos, agrupados dentro de cinco eixos de conhecimento: História da Ciência e Ensino de Química; Estratégias Metodológicas e o Ensino de Química; Experimentação e o Ensino de Química; Tecnologias de Informação e Comunicação e o Ensino de Química; e o CTSA e o Ensino de Química.

As produções acadêmicas inseridas na obra foram elaboradas por 16 alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Para Rayane Sousa, integrante da equipe, o trabalho representou uma experiência enorme em termos de aprendizado profissional. “Durante a produção dos artigos nós sempre tínhamos contato com outros acadêmicos e professores, o que colaborava para a nossa produção”, afirma.

Os alunos do Ensino Médio das escolas Pedro Amazonas Pedroso e Paes de Carvalho serviram de suporte prático para a realização das 10 publicações científicas. O período de produção ocorreu entre 2013 e 2015, durante a coordenação do Pibid pela professora Dulcimar Brito, dentro do curso de Ciências Naturais com habilitação em Química, da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

De acordo com a participante do projeto Jéssica Martins, o grupo pôde experimentar a vivência em sala de aula por meio dessa oportunidade prática. “Cada escola tinha sua própria metodologia de ensino. Então nós tínhamos que nos adaptar a cada ambiente. Esse livro serviu para avaliar alguns métodos dentro do Ensino Médio”, enfatiza.

 

Texto e fotos: Marcus Passos