Uepa recebe representantes do IPB de Portugal

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 03/04/2017 - 17:57
Representantes do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) de Portugal visitaram o Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no dia 03 de abril. A passagem por Belém teve como objetivo estreitar o relacionamento com vistas a cooperação acadêmica entre as instituições.

O reitor do IPB, Sobrinho Teixeira, e sua comitiva foram recebidos pelo reitor Juarez Quaresma, e pela diretora do CCBS, Vera Palácios. Também estiveram presentes o secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, a coordenadora de Relações Internacionais, Luzia Jucá, o pró-reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela, e o coordenador do Laboratório de Epidemiologia e Geoprocessamento, Nelson Gonçalves Veiga. A promoção do encontro é do projeto Heranças Portuguesas na Amazônia, sob a coordenação de Maria de Nazaré Paes Carvalho.

O reitor Sobrinho Teixeira apresentou as áreas de atuação do IPB, com ênfase em tecnologia e saúde, dentre as quais citou o trabalho com Enfermagem Comunitária. Ele afirmou ainda que já recebem estudantes brasileiros, frutos dos protocolos firmados com outras universidades do país.

O reitor da Uepa, Juarez Quaresma, abordou as peculiaridades da instituição e o desafio da interiorização em um estado com dimensões equiparadas a países como a Colômbia, por exemplo. Também apontou um breve histórico da universidade, salientando o crescimento e a diversidade das graduações e pós-graduações.

Portugal é um dos doze países que a Uepa possui convênios de cooperação internacional. O encontro com os representantes do IPB abriu novas possibilidades de parceria para a pós-graduação em doutoramento na área da saúde. "Essas parcerias não só possibilitarão a troca de alunos de graduação como poderão impulsionar a pesquisa e a pós-graduação na UEPA melhorando a avaliação dos nossos cursos de mestrado e o curso de doutorado que ganharão com o processo de internacionalização", afirmou Juarez Quaresma.

Texto: Dayane Baía
Foto: Nailana Thiely