Convênio garante MBA gratuito em Gestão em Saúde

Enviado por Ize Sena em Ter, 04/04/2017 - 20:11
O Pará terá o primeiro curso gratuito de MBA em Administração com ênfase em Gestão de Saúde. Nesta terça-feira, 4 de abril, foi assinado o convênio que permitirá a criação do curso, por meio de parceria entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. O curso, previsto para maio, é destinado à capacitação de profissionais que ocupam cargos de liderança e planejamento em entidades de saúde pública e hospitalares vinculadas à Sespa.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde Pública, Vitor Mateus, o curso é uma oportunidade para a saúde do Pará. “É um marco histórico e o reconhecimento da qualidade que se quer empreender ao traçar uma programação específica para o curso. Fazer isso de forma gratuita beneficiará os 40 alunos que irão se especializar e refletirá na rede pública de saúde”, afirmou.

A Uepa fará a cessão do espaço para a realização do curso em Belém e oferecerá toda a estrutura de sala de aula. A Universidade será responsável, ainda, pela parte legal e documental referente à titulação do MBA. Para o reitor Juarez Quaresma, o convênio é uma demonstração do comprometimento da Uepa com o Pará. “Estamos caminhando próximo do projeto de desenvolvimento do estado. A Sespa tem sido parceira em demandas na área da saúde e a Pró-Saúde também, como nas nossas residências em Santarém com o apoio do Hospital Regional do Baixo Amazonas, gerenciado pela organização”, declarou.

A Sespa e a Pró-Saúde ficarão responsáveis pelos custeios e estrutura de trabalho referentes aos professores que ministrarão o curso. O diretor operacional da Pró-Saúde no Pará, Paulo Czrnhak, salientou que a construção jurídica do convênio não foi simples. Houve ponderações, mas sempre com o objetivo de acertar na proposta final visando até mesmo projetos futuros. “Não temos dúvidas que esses profissionais que irão ingressar no curso darão resultado no médio prazo para o estado. Isso é um dever da Pró-Saúde, de compartilhar esse conhecimento aqui também para que tenhamos um padrão de gestão assistencial no estado, em todas as instituições públicas. Quem ganha é a razão maior da nossa existência, a comunidade”, frisou Czrnhak.

O edital de seleção para o MBA será divulgado em breve no site da Universidade. As vagas serão destinadas somente ao público interno da Sespa, Pró-Saúde e Uepa. Para concorrer os interessados devem ter, no mínimo, três anos de experiência em cargos de gestão na área. O corpo docente é composto por profissionais com doutorado, mestrado e especialização na área de gestão da saúde.

Texto: Dayane Baía, com informações de Karla Soares/Ascom Pró-Saúde
Fotos: José Pantoja/Ascom Sespa