Diagóstico de doenças em plantas vira tema de artigo

Enviado por Fernanda Martins em Qua, 05/04/2017 - 09:41

Alunos do curso de Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Paragominas visitaram o Parque Ambiental “Adhemar Monteiro”, localizado na avenida Jorge Longo, para praticar o diagnóstico de doenças nas plantas. O estudo de campo foi a conclusão da disciplina Patologia Florestal, ministrada pelo professor doutor José Moacir Ferreira Ribeiro. A proposta do trabalho é aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula de forma prática, dando aos alunos mais segurança para atuar profissionalmente. Os dados apurados durante a visita foram transformados em um artigo de opinião, escrito pelo professor, que será parte da próxima edição da revista Saber Amazônia.

Para a diagnose, os alunos utilizaram um guia de identificação elaborado pelo professor Moacir, além de livros, manuais e artigos científicos. Após a identificação da doença em parte da planta, foram feitas fotografias e anotações sobre aspectos da espécie hospedeira e do agente causador da doença. Feita a diagnose, uma pequena amostra (folha, ramo, flor, fruto) foi retirada e armazenada em saco plástico para confirmação da sintomatologia no laboratório.  

As atividades de conclusão da disciplina realizadas pelos alunos se transformaram em um artigo, escrito pelo professor Moacir, que será publicado na próxima edição da revista Saber Amazônia, da Uepa. Desta forma, toda a troca de conhecimentos ocorrida durante o desenrolar da disciplina se materializa um produto claro e informativo para a sociedade. “O trabalho prático com a participação dos alunos no processo de construção do ensino-aprendizagem é fundamental no aprimoramento contínuo e enriquecimento do conhecimento”, avaliou o professor. 

 

Texto: Fernanda Martins

Foto: Arquivo Pessoal