Professor toma posse na Academia de Letras do Brasil

Enviado por Fernanda Martins em Qui, 06/04/2017 - 09:09

A Academia de Letras do Brasil (ALB), Seccional Sul e Sudeste do Pará, apresentou à comunidade acadêmica e à sociedade civil os mais novos membros da associação. A posse envolveu 21 pessoas, dentre as quais, o professor Airton dos Reis Pereira, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Campus VIII, em Marabá.

Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o escritor Airton Pereira trabalha com pesquisas relacionadas à Amazônia, conflitos agrários, migração, memória, movimentos sociais do campo e trabalho escravo contemporâneo.  Atualmente, é docente do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais e membro do Núcleo de Acessibilidade, Educação e Saúde da Uepa.

Para o poeta Airton Souza, um dos mentores para a instalação da Academia, o objetivo da entidade é congregar as letras e a literatura da região. “Visamos promover o incentivo à leitura e a produção literária dos escritores do Sul e Sudeste paraense por meio de projetos e eventos que serão realizados pelos membros”, afirma.

Com a posse, o professor passa a integrar um grupo composto por 37 membros, na ALB. “Essa indicação é um reconhecimento importante do meu trabalho. Pretendo aproveitar essa oportunidade para estabelecer um intercâmbio com professores para a realização de atividades voltadas à preservação e incentivo da leitura”, enfatiza, Airton.

O evento

A solenidade de posse dos novos membros da Academia de Letras do Brasil (ALB), Seccional Sul e Sudeste do Pará, foi realizada no dia 31 de março com a cerimônia do jornalista e professor André Vianello. O evento reuniu mais de 180 pessoas no Clube dos Oficiais do Exército de Marabá. 


Texto: Marcus Passos com informações da coordenação da Uepa/Marabá

Foto: Arquivo Pessoal