Cátedra Paulo Freire anuncia selecionados em Chamada de Pesquisa

Enviado por Fernanda Martins em Ter, 11/04/2017 - 09:43

O Núcleo de Educação Popular (NEP) publicou hoje, 11, o resultado final da Chamada de Pesquisa da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Ainda este mês, a coordenação da Cátedra entrará em contato com todos os proponentes a fim de agendar uma reunião geral para o início da pesquisa colaborativa em rede sobre o legado de Paulo Freire para a educação na Amazônia. O resultado pode ser acessado neste link

O objetivo principal da iniciativa é promover atividades de pesquisa articuladas entre Instituições de Ensino Superior (IES), entidades da sociedade civil e movimentos sociais da Amazônia, contribuindo, dessa forma, para o registro do legado de Paulo Freire na região Norte do país.

A Cátedra Paulo Freire da Amazônia atua no desenvolvimento de atividades de pesquisa, formação, intervenção e publicações, ancoradas pelos trabalhos do renomado educador Paulo Freire. Nesse sentido, a idealização da Chamada de Pesquisa visa colaborar com essas atividades, na medida em que amplia a rede de investigadores no território amazônico, ao desenvolver uma produção científica sobre o legado de Paulo Freire.   

Para a coordenadora da Cátedra, Ivanilde Apoluceno, a chamada possibilitará “integrar diversas pesquisas produzidas por diferentes universidades e entidades civis na Amazônia. Além de fortalecer a produção regional de pesquisa colaborativa relacionada à Educação Popular”.

Ao final do período de execução dos projetos, a Cátedra pretende publicar os resultados da investigação em um livro. Propõem-se, com isso, “dar visibilidade e articulação para as pesquisas freireanas, para que elas possam ser feitas em rede de colaboração, pois há muitas produções dispersas na região”, analisa o coordenador adjunto da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, João Colares Neto.

O edital da Chamada de Pesquisa - com todas as regras e critérios de participação na seleção - pode ser conferido aqui.

 

Texto: Fernanda Martins

Foto: