Uepa e Gaspar Vianna se unem por acesso ao conhecimento científico

Enviado por Ize Sena em Qui, 25/05/2017 - 00:00
Trazer para a prática o vasto banco de dados de pesquisas científicas para melhorar o atendimento de saúde da população é o objetivo principal da parceria entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV). Lançado oficialmente na última quarta-feira, 24 de março, com a inauguração do Sistema de Busca Sistemática por Informações Científicas, no auditório do FHCGV, o trabalho conjunto permitirá acesso de todos os servidores do hospital à produção científica do Portal de Periódicos da Capes, conhecimento que será convertido em melhorias no atendimento aos pacientes.

Apesar de ter sido lançado somente agora, o serviço é fruto de um trabalho conjunto que já dura quase dois anos. A gerente de Ensino e Pesquisa do FHCGV e também professora da Uepa, Cléa Bichara, atuou desde a gênese do projeto. “A Uepa esteve junto desde o início do processo. Nunca recebemos um ‘não’ da gestão, que sempre nos retornava com um ‘vamos tentar’. O hospital também abraçou o projeto de forma incondicional”, agradeceu. O serviço funciona como um fomento à pesquisa no FHCGV e ainda uma forma de capacitar os profissionais de ali atuam e os manter atualizados com as últimas informações produzidas por profissionais do Brasil e do Mundo.

O coordenador do Laboratório de Medicina Baseada em Evidências da Uepa, Régis Andriolo, ressaltou a importância desta prática para o atendimento médico. “A busca da evidência confiável torna o serviço mais seguro para o paciente e deixa o profissional de saúde mais amparado legalmente. Além disso, compartilhar a experiência e a produção científica, através de cursos e publicações – o que será mais simples a partir de agora – é um exercício de cidadania”, avaliou. O treinamento da equipe que atuará no serviço incluiu oficinas de Lattes, de elaboração de artigos científicos, entre outros.

O reitor da Uepa, Juarez Quaresma, ressaltou a importância das parceriais para a capacitação e o atendimento das demandas da Saúde no Estado. “Nesses quatro anos de gestão, várias articulações com os hospitais estaduais e secretarias culminaram com demandas desenvolvidas em associação com a Santa Casa, Ophir Loyola, Sespa e o Hospital de Clínicas Gaspar Viana. Esse é o nosso trabalho. Capacitar, formar e estimular a pesquisa nessa área, o que resulta em benefícios diretos para a população. As parcerias também são muito importantes, pois se não nos unirmos, o Pará não avança”, completou Quaresma. Ele usou sua fala na solenidade para agradecer aos departamentos envolvidos na parceria, entre eles, a Diretoria do Serviço de Processamento de Dados (DSPD), que viabilizou tecnicamente a autenticação dos servidores do Gaspar Vianna e a Comunidade Acadêmica Federada (Cafe).

O responsável pela DSPD, Ítalo Di Paolo, exibiu um passo-a-passo para apresentar aos servidores do hospital o método de acesso à Cafe e ao Portal de Periódicos. “Além de beneficiar a equipe da FHCGV, o acesso via Cafe permite também aos alunos e servidores da Uepa que acessem estes portais de qualquer computador conectado à internet. Antes de hoje, o acesso só era permitido dentro das redes da Universidade, o que traz mais facilidade para o trabalho dos nossos pesquisadores”, explicou. Os alunos e professores podem requisitar credenciais da Cafe pelo link sistemas.uepa.br/siscafe, cujo vínculo será automaticamente verificado junto ao Siga. Após a solicitação, a DSPD irá gerar a credencial de acesso e enviar por e-mail ao solicitante.

O coordenador de TI da FHCGV, Miraldo Veiga, cobrou dos presentes a criação de e-mails institucionais – uma das condicionantes exigidas pela Cafe para liberação do acesso. “O endereço de e-mail funciona como um comprovante de vínculo do profissional com o hospital. Estamos em processo de padronizar os e-mails aqui e contamos com a colaboração de todos neste sentido”, pediu. Formulários para requisição de endereço de e-mail institucional serão distribuídos nos próximos dias, tanto fisicamente quanto de forma online. Graças ao lançamento, somente na última semana mais de 300 endereços de e-mail foram criados pelo departamento.

A presidente da FHCGV, Ana Lydia Cabeça, afirmou que a generosidade da academia em democratizar terá como resultado um atendimento mais qualificado ao cidadão. “A nossa missão é atender ao público com qualidade e humanismo, tendo como referencial o ensino e a pesquisa. Essa parceria representa uma grande conquista, que dará muitos frutos ao longo do tempo”, avaliou.

A importância de profissionais de saúde bem capacitados foi destacada pelo diretor da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (SUS), Raimundo Sena, que representou a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) no evento. “Não dá para fazer Saúde sem pessoal qualificado. Estruturas bonitas e modernas não tem funcionalidade nenhuma sem uma boa equipe de profissionais para realizar o atendimento. No Estado costumamos estimular parcerias entre instituições e hospitais, assim podemos fazer mais com menos”, ponderou o diretor, que colocou ainda os avanços feitos pelo Governo. “Diante de um cenário terrível de crise, onde muitos Estados estão em situação deplorável, o Pará mantém um avanço lento e sem retrocessos”, concluiu.

Ao final da solenidade de lançamento, os gestores das duas instituições entregaram os certificados para a equipe que recebeu o treinamento inicial do sistema. Em seguida, todos participaram de uma visita à sala onde funcionará o Sistema de Busca Sistemática por Informações Científicas, na biblioteca Professor Doutor Sérgio Martins Pandolfo.

Texto: Fernanda Martins
Fotos: Nailana Thiely