Eduepa participa da XXI Feira Pan-Amazônica do Livro

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 25/05/2017 - 19:17
A XXI Feira Pan-Amazônica do Livro começa nesta sexta-feira, 26 de maio, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Para esta edição, a Editora da Universidade do Estado do Pará (Eduepa), em parceria com a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), disponibilizará ao público diversas obras científicas produzidas por pesquisadores da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
 
A Eduepa promoverá na programação do dia 31 uma sessão de autógrafos para a divulgação dos livros: “Calculadora: possibilidades de uso no ensino de matemática”, dos professores Pedro Franco de Sá e Rosângela da Silva; e “Saberes da Experiência, Saberes Escolares: diálogos interculturais”, da organizadora Maria Betânia Albuquerque. O encontro ocorrerá às 16h no Espaço do Autor, localizado no mezanino, próximo aos elevadores.
 
As sessões de autógrafos permitem que o público possa conhecer melhor os autores e organizadores das obras publicadas. “Nós esperamos socializar uma pesquisa interessante feita por um conjunto de professores. O livro fala sobre uma cartografia de saberes feita na ilha de Colares, na qual foram analisados os saberes ambientais, religiosos, poéticos e do brincar, coletados a partir da voz de narradores nativos. Posteriormente, selecionamos uma escola para verificar como esses múltiplos saberes atuam nesse ambiente. Assim, aproveitaremos essa ocasião para ouvir, conhecer, ver de perto e sentir um pouco mais as pessoas”, destaca a professora Maria Betânia Albuquerque.
 
Neste ano, serão 27 livrarias, 60 distribuidores de livros, 40 editoras participando diretamente e 450 indiretamente. “Esse espaço facilita a comercialização de livros e possibilita despertar o interesse das pessoas para conhecerem obras de cunho científico. Além disso, aumentar o contato do público com temáticas da academia é um dos pontos positivos da realização da Feira”, afirma o coordenador da Eduepa,  Nilson Bezerra Neto.
 
Outra oportunidade para os presentes será conhecer um pouco mais das ações desenvolvidas pelo “Projeto Lamparina Acesa: Literatura Acessível”, do Núcleo de Pesquisa, Culturas e Memórias Amazônicas (Cuma). Na ocasião serão oferecidos serviços de Guia Vidente e Intérprete de Libras. As atividades vão ocorrer no mesmo estande da Eduepa/Abreu, nos dias 27, 28 e 31 de maio a 1 e 2 de junho, entre os horários de 10h as 13h, de 14h30 as 18h e de 18 as 21h30.
 
São esperados aproximadamente 400 mil visitantes ao longo dos dez dias do evento. Em 2017, a Feira irá homenagear o poeta e jornalista Mário Faustino. Entre 1956 e 1959, o expoente crítico literário editou a página semanal Poesia-Experiência no Suplemento Dominical do Jornal do Brasil. Nessa seção, ele apresentava poetas clássicos e iniciantes a fim de atualizar a discussão sobre a poesia brasileira.
 
Em regime de parceria há cinco anos com a Abeu, a Editora viu na cooperação uma oportunidade de aumentar o volume de vendas e expansão do conhecimento. “Atualmente, conseguimos aumentar o número de exemplares vendidos e as possibilidades de pagamento, o que contribuiu para o custo-benefício”, destaca Nilson Neto.
 
Os servidores da Uepa poderão efetuar o pagamento dos livros com o Credlivro, bonificação concedida para aquisições de obras na XXI Feira Pan-Amazônica. O crédito tem como objetivo incentivar o hábito de leitura e a valorização dos servidores da Instituição. Mais informações sobre o saldo do CredLivro podem ser conferidas aqui.
 
Serviços:
- XXI Feira Pan-Amazônica do Livro
- Data: Entre 26 de maio a 4 de junho
- Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
- Espaço do Autor, no Mezanino, próximo aos elevadores.
- Informações sobre os livros da sessão de autógrafos: https://paginas.uepa.br/eduepa/index.php/2016
 
Texto: Marcus Passos
Foto: Nailana Thiely