Eficiência no SUS é tema de aula inaugural de MBA em Saúde

Enviado por Dayane Baía em Sex, 26/05/2017 - 22:56

De tudo o que é gasto em saúde no planeta, 40% é desperdiçado por ineficiência, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados foram explanados pelo titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Vítor Mateus, no dia 26 de maio, em Belém, ao proferir a aula inaugural do MBA Executivo em Administração com Ênfase em Gestão Estratégica da Saúde Pública e Serviços de Saúde, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em conjunto com a Sespa e a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

A apresentação foi assistida pelos 40 alunos selecionados no edital do MBA, o primeiro na área da saúde a ser ofertado de forma gratuita no estado. “Não haverá nenhum tipo de despesa para os alunos. É um investimento. Só vai valer a pena de estarmos iniciando isso se tudo o que for colocado como parte do conhecimento e das práticas, for revertido na melhoria do serviço e da qualidade de atendimento à população”, afirmou o secretário.

As vagas foram distribuídas entre as instituições parceiras, sendo reservadas 25 para servidores da Sespa, 10 para a Pró-Saúde e cinco para a Uepa. A escolha dos candidatos considerou a experiência em cargos de liderança e planejamento em entidades de saúde pública e hospitalares vinculadas à Sespa.

A pluralidade da turma foi destacada pelo reitor da Uepa, Juarez Quaresma, que também ocupa a posição de coordenador geral do curso. “Queremos a publicação de um livro com um capítulo a respeito de cada trabalho de conclusão de curso, com  alguma contribuição efetiva para a resolução dos problemas do SUS no Estado do Pará. E pelo fato de esta turma ser plural essa publicação será rica e servirá de referência. Como MBA, os trabalhos científicos deverão ser aplicáveis à nossa realidade”, anunciou.

De acordo com a coordenadora executiva do MBA, Alba Muniz, da Pró-Saúde, o diferencial do curso é que ele vem para atender as próprias demandas da área. “A saúde pública pode ser boa, feita com excelência, desde que nós tenhamos compromisso, dedicação e amor. Mas precisamos também de qualificação, inovação e talento e é isso que estamos fazendo aqui. Este não é um MBA comercial, ele é para atender as necessidades dos serviços, para o desenvolvimento das atividades diárias dos gestores”, explicou.

EFICIÊNCIA NA SAÚDE PÚBLICA

Um Sistema Único de Saúde eficiente no qual o cidadão receba serviços de excelência e humanizado. Esse é o desejo dos idealizadores do curso ao se unirem para oportunizar a qualificação profissional no ambiente de saúde pública. Por esse motivo, a aula inaugural proferida por Vitor Mateus trouxe o tema Qualificando para um SUS eficaz.

Na exposição, o secretário evidenciou a percepção que o público brasileiro tem sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), que apesar dos problemas, ainda é considerado bom por 58% da população. “O Brasil é o único país populoso com um sistema público centralizado, com 145 milhões de dependentes. É também o maior banco de leite humano do mundo. O SUS detém ainda o único laboratório para composição de vacina contra a febre amarela, a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz)”, declarou.

O secretário lançou provocações aos alunos quanto à gestão da saúde pública, para serem discutidos ao longo do curso. Ele contextualizou os direitos às políticas públicas voltadas ao saneamento e redução da violência que diminuiriam as despesas na área da saúde, bem como os deveres individuais dos cidadãos ao cultivar hábitos saudáveis para prevenir doenças.

DIAGNÓSTICO DE GESTÃO

A aula inaugural foi sucedida pelo primeiro módulo do curso, Diagnóstico de Gestão em Saúde Pública, ministrado pelo consultor em saúde, Diney Lago. “São imensos os desafios na gestão da saúde, especialmente a pública. Fico muito feliz de ver esta turma engajada na participação e melhoria do conhecimento que, sem dúvida, lá na ponta os beneficiários das nossas atitudes terão um resultado eficaz”, comentou o docente.

Durante todo o curso os alunos vão conhecer experiências de outras instituições, para aplicar as práticas nas entidades geridas por eles. O curso tem duas linhas de pesquisa, as quais abrangem Gestão e Planejamento em Saúde; e Fundamentos e Metodologias em Gestão de Saúde, ambas na área de concentração Integração Universidade e Serviços de Saúde. As aulas ocorrerão em um fim de semana mensal durante 18 meses no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Uepa.

A professora de pediatria da Uepa, Salma Saraty, inverteu os papéis e agora volta à cadeira de aluna para se aperfeiçoar. Ela, que também é gerente de Neonatologia da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, está confiante quanto às aplicações do curso no seu dia a dia. “É o ideal nós termos esse conhecimento para também passar para o aluno o bom atendimento baseado no bom gerenciamento. Para mim, isso acrescenta muito. Eu consigo aliar assistência, gerência e docência”, finalizou.

Texto: Dayane Baía

Fotos: Nailana Thiely