Reitor encerra gestão com lançamento de documentos importantes

Enviado por Ize Sena em Sáb, 27/05/2017 - 12:30
O reitor Juarez Quaresma celebrou seu último dia útil no cargo entregando três importantes documentos para as futuras gestões: o Relatório de Gestão, o Plano de Desenvolvimento Institucional e o primeiro Anuário da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Durante a tarde, ele foi recebido pelo governador do Estado, Simão Jatene, que assinou a portaria de nomeação do próximo reitor da Instituição para o quadriênio 2017 a 2021. A cerimônia oficial de posse ocorre na segunda-feira, 29, às 9h, no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT).

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) foi um texto construído com a ajuda de toda a comunidade e levou dois anos para ganhar sua versão final. “O PDI norteia as diretrizes pedagógicas e filosóficas da Universidade. Ele será distribuído em todos os campi e queremos que não seja um documento arquivado ou engavetado, mas que permaneça sobre a mesa e seja consultado sempre”, explicou a titular da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Ana Conceição Oliveira, uma das responsáveis por conduzir a montagem do PDI.

Já o Anuário nasceu de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão e Planejamento (Progesp), preenchendo uma carência estatística da Universidade. O vice-reitor Rubens Cardoso avaliou os dados contidos na publicação e comentou sobre desafios futuros. “Onde não existe eficiência, sempre haverá insuficiência. A melhoria do atendimento à comunidade e redução dos processos burocráticos são objetivos que vamos buscar”, pontuou.

Um dos dados mais celebrados do Relatório de Gestão foi o índice de quase 64% de alunos oriundos de escolas públicas que ingressaram na Uepa em 2017. “Fui criticado ao instituir as cotas na Uepa, mas tive a coragem de chegar aos 50%. Isso é uma questão de justiça social e tenho muito orgulho de deixar este legado para a Universidade”, avaliou o reitor, que aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os setores pela colaboração durante os quatro anos de gestão.

PORTARIA

Durante a tarde, Quaresma compareceu ao Gabinete do Governador para sua última reunião enquanto reitor com Jatene, a quem presenteou com um volume do Relatório de Gestão. No encontro, foi feita uma breve prestação de contas das ações desenvolvidas nesses quatro anos de gestão frente a Uepa.

Texto: Fernanda Matins
Fotos: Nailana Thiely e divulgação