Mestrado em Educação reabre inscrições

Enviado por Dayane Baía em Seg, 14/08/2017 - 17:19

As inscrições para o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foram reabertas nesta segunda-feira, dia 14. Os interessados podem ser inscrever até o dia 17 deste mês, por meio de endereço eletrônico http://www3.uepa.br/mestrado2017. Neste novo período, os candidatos que comprovem condição de hipossuficiência econômica terão isenção da taxa de inscrição, desde que anexem documentos que comprovem a situação especial no formulário online.

O Mestrado em Educação ofertará 30 vagas, divididas em: Públicas; Institucionais (destinadas a professores e técnicos administrativos do quadro efetivo da Uepa); e ao público da Educação Especial (PEEs). A entrada dos novos mestrandos está prevista para o primeiro semestre de 2018. A seleção engloba duas Linhas de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicase Saberes Culturais e Educação na Amazônia. O quadro de orientadores é formado por 15 docentes.

A seleção será composta de quatro fases: a primeira, de caráter eliminatório, constará da aplicação de uma Prova Escrita Subjetiva de caráter argumentativo. O exame será realizado no dia 29 de agosto e terá a duração de três horas. Os candidatos deverão comparecer ao local da prova com no mínimo 30 minutos de antecedência e apresentar documento de identificação com fotografia. O endereço, juntamente com o horário do certame, deverá ser divulgado no site Uepa em 21 de agosto, a partir das 18h.

Os candidatos aprovados nesta etapa deverão enviar até o dia 13 de outubro, por Sedex, uma proposta de pesquisa identificada somente pelo número de inscrição do candidato, contendo, necessariamente, a vinculação de uma das Linhas de Pesquisa do Programa e Eixo Temático. O pacote deverá estar endereçado à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, localizada na Tv. Djalma Dutra s/no, CEP - 66.113-970, bairro do Telégrafo, Belém, Pará.

A segunda fase envolve a análise da Proposta de Pesquisa enviada pelos candidatos, a ser examinada pela Comissão de Avaliação. Na etapa seguinte, será feita a Entrevista pelos membros pertencentes à Comissão, programada para ocorrer entre o período de 13 a 21 de novembro. A última fase da seleção constará da avaliação do currículo lattes dos interessados.

O resultado final do processo de seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado deverá ser divulgado, por ordem de classificação e por Linha de Pesquisa, no dia 1 de dezembro de 2017, após a apreciação dos recursos interpostos a partir do resultado preliminar.

Para acessar o edital, clique aqui.

Texto: Marcus Passos

Foto: Nailana Thiely