O aluno Angelo Pegorett, acadêmico do terceiro semestre do curso de educação física da Universidade do Estado do Pará (Uepa), foi premiado no VII Seminário de Estudos do Lazer (Sel). A conquista se deu na categoria Pôster, com a apresentação do trabalho Quando o sol se põe, o lazer surge a prática de atividades físicas no lazer no município de Conceição do Araguaia – Pa. A pesquisa teve co-autoria do estudante Daniel Hudson.
“A proposta do trabalho era identificar as atividades físicas praticadas durante o lazer após o pôr-do-sol. A área de pesquisa foi delimitada em um espaço de lazer não específico que é o Calçadão da Avenida Rio Araguaia, onde as pessoas fazem caminhada, corrida, ciclismo. O sentimento é de dever cumprido. Eu, como universitário e futuro professor, entendo o meu papel como pesquisador, e conseguir produzir uma pesquisa e publicá-la é gratificante. Ser premiado é mais gratificante ainda, pois mostra o reconhecimento pelo esforço”, afirmou Angelo, estudante do Campus VII.
Além da atividade premiada, outros 15 trabalhos da Universidade foram aprovados para apresentação no evento. Todas as pesquisas, produzidas por estudantes do curso de educação física de Conceição do Araguaia, abordaram o lazer como tema principal.
O orientador dos estudantes foi o professor da graduação Raphael Gentil, membro do Ressignificar, grupo de pesquisa que atua em Belém e nos municípios de Conceição do Araguaia, Altamira e Bragança. Para Gentil, o objetivo era socializar o conhecimento adquirido em sala de aula.
“A proposta principal era eles submeterem um trabalho científico em um evento específico da temática de lazer, pois das disciplinas que estou trabalhando com eles Estudos do lazer e Políticas públicas de educação física, esporte e lazer no Brasil ambas abordam a temática do lazer como campo de conhecimento predominantemente da educação física. Também, considerando que o lazer é um direito social, está na constituição, logo, é direito”, explicou o professor.
O Seminário de Estudos do Lazer (Sel), realizado entre os dias 24 a 26 de maio no Paraná, é um evento promovido pelo Grupo de Estudos do Lazer, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O objetivo foi dar visibilidade à produção de conhecimentos oriundos de pesquisas e/ou da experiência profissional no campo do lazer, de forma a congregar estudantes e pesquisadores da área em um debate qualificado. A programação foi composta por palestras, oficinas, mesas redondas e comunicação oral durante os três dias de evento.
Texto: Rachel Oliveira