Os Centros Acadêmicos dos cursos do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) seguem a todo vapor com a edição 2017 da Semana de Tecnologia do Centro, iniciada na segunda-feira, 29. Com palestras e oficinas voltadas para todos os profissionais formados ali, o evento já é parte do calendário acadêmico da Universidade e tem por missão apresentar debates e técnicas de ponta para o aperfeiçoamento dos estudantes. O evento segue até sexta-feira, 2, e culmina com uma festa organizada pelos alunos.
As energias renováveis estão no centro da discussão sobre o futuro do planeta. O assunto foi tema da palestra “Energias Renováveis e seus Benefícios para a Sociedade”, ministrada pelo professor doutor em Engenharia de Recursos Naturais, Marcelo Raiol. “Essas energias servem propósitos maiores do que apenas conservar o meio ambiente e garantir a sustentabilidade. Por exemplo, a energia solar pode abastecer comunidades isoladas, para onde seria caro demais levar o cabeamento. Isso garantiria a eles acesso a utensílios e meios de produção de facilitariam suas vidas”, analisou o professor.
Outra atividade trouxe cor para a manhã de hoje na Setec: a oficina de aquarela atraiu diversos estudantes de design, que buscam aplicar os novos conhecimentos no desenvolvimento de projetos. “Eu costumo utilizar a aquarela nos esboços de projetos para os clientes e percebo que isso é um diferencial. Eles mostram mais confiança no meu trabalho quando veem uma aquarela, ao invés de apenas um modelo eletrônico”, observou a instrutora da oficina, a arquiteta Larissa Carneiro.
Durante a aula, Larissa mostrou aos participantes o melhor tipo de papel, lápis e apresentou prós e contras das variedades de tintas de aquarela disponíveis, bem como discorreu sobre os modos de manobrar o pincel. Cada um pôde desenvolver suas próprias criações, sob orientação de Larissa, que apresentou a resultado das técnicas ensinadas com desenhos de seu portfólio pessoal. “Acredito que utilizarei bastante o que aprendi aqui na minha vida profissional, pois é um diferencial”, avaliou a estudantes do 5º semestre de Design, Camilla Leite, de 19 anos, que participou de atividades em todas as edições da Setec.
A Semana segue sua programação amanhã, com duas palestras que abordam o mesmo tema: o aproveitamento da gelatina extraída da pele dos peixes amazônicos, parte usualmente rejeitada no processamento do pescado. Haverá ainda a apresentação de trabalhos acadêmicos, à tarde, dentre eles algumas pesquisas que empregam materiais normalmente descartados na confecção de mobília. A programação completa do evento pode ser vista no site http://uepasetec.com/2017/.
As atividades acadêmicas encerram na manhã de sexta-feira, 2, que terá até a palestra de um sommelier, abordando o crescente mercado das cervejas artesanais. A tarde foi toda reservada para o encerramento da Setec, que terá uma grande festa organizada pelos CAs para participantes e alunos do CCNT, no espaço de convivência.
Os interessados podem acompanhar a movimentação da Setec 2017 através do Instagram (@setec_uepa) e do Facebook (Semana de Tecnologia da Uepa).
Texto: Fernanda Martins
Fotos: Nailana Thiely