Uepa receberá acervo literário da pastora Rosa Marga Rothe

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 01/06/2017 - 14:58
O curso de Licenciatura Plena em Ciências da Religião, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), receberá o acervo literário completo da pastora luterana Rosa Marga Rothe. A cerimônia do Ato Memorial e assinatura do termo de doação ocorreu hoje, 1 de junho, no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).
 
A pesquisadora Rosa Marga Rothe nasceu em Mückenberg, na Alemanha, em 1 de junho 1940. No final da década de 40, veio com a mãe e duas irmãs para o Brasil. Após duas décadas em Teófilo Otoni (Minas Gerais), fixou residência em Belém (Pará), onde se naturalizou. Ela foi uma das fundadoras da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos e a primeira ouvidora do Sistema de Segurança Pública do Pará. A ativista social faleceu no dia 4 de junho de 2016.
 
São aproximadamente 1300 livros de idiomas estrangeiros e nacional, englobando diversas áreas da literatura. As obras servirão para implantar uma biblioteca para o curso de Ciências da Religião. A coordenadora da graduação, professora Taíssa Tavernard de Luca, acredita que essa doação auxiliará no desenvolvimento científico e acadêmico de vários cursos. 
 
“A entrega desses livros vai contribuir nas pesquisas e no acesso das pessoas a uma biografia de língua estrangeira. Poucas livrarias têm acesso a um acervo desse tipo reunido em um só lugar. Manter uma biblioteca coesa como essa significa poder perceber quais foram os caminhos intelectuais percorridos pela pastora, com quem ela dialogava e o que ela lia”, afirma Taíssa Luca.
 
A cerimônia contou com uma mesa redonda composta por representantes do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (Cebi), do Instituto Nangetu de Tradição Afro-Religiosa e Desenvolvimento Social e da Paroquia Evangélica de Confissão Luterana em Belém. O professor Rui Rothe Neves e a cantora Iva Rothe Neves,  filhos da pastora Rothe, também estavam na ocasião que discutia o legado deixado pela antropóloga Rosa Marga.
 
A ideia de fazer a doação do acervo partiu dos filhos da pastora. “Como nenhum de nós seguiu o mesmo caminho profissional que ela, não iríamos mobilizar esse conhecimento. Ou seja, provavelmente eles ficariam parados na estante. Então, tivemos a ideia de fazermos a doação desses livros para um local que pudesse utilizá-los. A nossa mãe nunca quis sair daqui de Belém, assim, fizemos questão que a doação fosse para uma instituição pública do estado do Pará”, explica Rui Neves.
 
O material doado hoje irá contribuir para fortalecimento e difusão do conhecimento científico. “Achei bastante importante a iniciativa da família de doar todo esse acervo para a implantação de uma biblioteca para a nossa área. Isso vai ser essencial para a expansão do conhecimento dos alunos, professores e pesquisadores do curso de Ciência da Religião”, afirma o estudante de ciência da religião, Douglas neves.
 
O Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), local de realização do Ato Memorial relembrou em diversos momentos as principais ações e lutas promovidas por Rosa Rothe. “Ela foi uma pessoa envolvida na luta por direitos humanos e uma série de outras questões vinculadas aos movimentos sociais. É, sem dúvida, uma mulher de grande importância no cenário político e religiosos do Pará”, enfatiza a coordenadora Taíssa Tavernard de Luca.
 
Texto: Marcus Passos e Rachel Oliveira
Foto: Rachel Oliveira