Mestrado Profissional em Saúde abre inscrições

Enviado por Dayane Baía em Qui, 22/06/2017 - 13:05

Prorrogadas as inscrições para o processo seletivo para o Mestrado Profissional em Saúde na Amazônia, curso ofertado em parceria entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). Os interessados podem se candidatar até o dia 7 de julho, presencialmente na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Saúde na Amazônia (PPGSA), no Núcleo de Medicina Tropical da UFPA, localizado na Av. Generalíssimo Deodoro, 92, Umarizal, em Belém.

São 20 vagas destinadas a integrantes de programas de residência médica e multiprofissional credenciados pelo Ministério da Educação (MEC). As linhas de pesquisa são Estudo da saúde e seus agravos na família e comunidade no contexto amazônico e Processo saúde-adoecimento e seus determinantes.

O projeto deverá ser desenvolvido no próprio local da residência, voltado para área aplicada em clínica, diagnóstico, terapêutica, políticas e educação em saúde na Amazônia, com orientadores que atuam na área hospitalar, ambulatorial especializada e unidades básicas. Ao final do curso, o aluno estará apto a submeter-se ao doutorado, otimizando assim o tempo de formação e qualificação. As aulas para somatória de créditos são administradas no período da noite, de forma modular, a fim de não prejudicar a atuação na residência.

O programa busca formar novos profissionais capazes de lidar com os problemas de saúde da Amazônia e intervir para solucionar os problemas. Além disso, visa capacitar os novos médicos, tanto profissional quanto pedagogicamente, para atuar com problemas de saúde endêmicos da região, bem como proporcionar o intercâmbio de conhecimentos.

Para se candidatar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição conforme modelo do edital e anexar originais e cópias da documentação pessoal, além de diplomas e currículo lattes comprovado. Devem ainda apresentar duas cartas de referências emitidas por preceptores do programa de residência, ao qual o candidato está vinculado. Também são requisitados pré-projeto de pesquisa de até cinco páginas, adequado a uma das linhas de pesquisa do PGSA e o comprovante de pagamento da inscrição. O valor da inscrição é de R$ 150.

A seleção ocorrerá em quatro etapas, sendo uma prova teórica baseada em artigos científicos que estarão disponíveis na secretaria do PGSA, prevista para o dia 7 de agosto. Haverá ainda avaliação do currículo lattes; entrevista sobre o projeto de pesquisa e prova de inglês. O resultado deve ser divulgado no dia 11 de agosto. Confira abaixo o edital na íntegra. Mais informações no (91) 3201-0972.

Download:

Edital Mestrado profissional em Saúde 2017