Uepa realiza XI Encontro do Grupema

Enviado por Dayane Baía em Qui, 08/06/2017 - 17:17

Com o tema Processos e Experiências Educativas em contextos de múltiplas territorialidades culturais da Amazônia, o Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (Grupema) realizou o seu IX encontro, a fim de debater questões socioambientais e expor trabalhos finalizados pelos pesquisadores integrantes. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 8, na Sala de Recitais do Centro de  Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação e certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Grupema reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento com um caráter multidisciplinar. O objetivo principal é realizar estudos e pesquisas que focalizem processos educativos no campo socioambiental.

A programação começou com a apresentação do Grupo Madrigal da Uepa. A mesa de abertura foi conduzida pelos professores Maria das Graças da Silva e Doriedsom Rodrigues, que ministraram a palestra sobre Produção de Saberes e de Processos Educativos em Experiência do Cotidiano Social. “É de total importância que a academia discuta esse tema, para que haja diálogo para além do muro da escola. O grupo está voltado para as quetões ambientais, nós vemos que toda a base produtiva que dinamiza o cotidiano dos grupos sociais está centrada na relação sociedade e natureza. Por isso devemos considerar que as questões ambientais são um universo muito abrangente” afirmou Maria das Graças, coordenadora geral do Grupo.

O evento teve exposição dos trabalhos realizados pelo Grupema e uma galeria de fotos dos projetos. Alunos de várias áreas apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado que abordavam o assunto do encontro. As atividades ocorreram o dia todo, com a participação especial de Nilson Chaves, cantor e compositor paraense que relatou sua experiência no assunto. O público presente pôde ainda conferir apresentações de carimbó, marujada de Tracuateua e um bazar ao final do evento.

Texto: Rachel Oliveira

Fotos: Fernanda Martins