Castanhal faz ação de sensibilização ambiental

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 07/06/2017 - 16:32
A Universidade do Estado do Pará (Uepa), campus XX, realizou na manhã de hoje, 8 de junho, uma palestra de sensibilização socio-ambiental envolvendo os professores, técnicos e estudantes. Na ocasião, foram debatidas e reforçadas as ações do Projeto Reciclar é Cuidar, destinado a coleta seletiva de resíduos produzidos no interior da instituição.
 
A programação faz parte das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente e visa conscientizar as pessoas sobre a importância do descarte responsável. A palestra, com o lema “Faça sua parte: descarte de resíduos”, ocorreu no auditório e teve como público-alvo os alunos dos cursos de Tecnologia de Alimentos, Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Geografia e Engenharia de Produção.
 
Durante a abertura do evento, o coordenador do campus Anderson Jorge Costa falou das ações que devem ser adotadas pelos estundantes. “Nós temos que conscientizar as pessoas para que elas descartem o lixo de acordo com o material produzido. Ao realizamos essa ações, estamos criando multiplicadores. Com isso, contribuímos para a disseminação e melhorias do Projeto”, afirma o professor.  
 
O Projeto 
 
Criado em 2015, o programa Reciclar é Cuidar procura mostrar a importância da coleta seletiva para a redução da geração de resíduos e possibilitar a reaproveitamento dos materiais por meio da reciclagem. Ao realizar essa ação, o Campus se tornou um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para a comunidade e os bairros do entorno. 
 
Atualmente, os membros das instituições podem descartar os materiais nos coletores seletivos com as identificações de Plástico, Papel, Metal e Orgânico, espalhados pelos setores da universidade. Desta forma, a Uepa busca sensibilizar a comunidade a respeito da responsabilidade de cada um frente à produção de resíduos. Para isso, estão sendo feitos cursos de capacitação e palestras incentivando a segregação adequada dos lixos. 
 
Texto: Marcus Passos
Foto: Divulgação