O ex-reitor Juarez Quaresma teve sua imagem eternizada na Galeria de Reitores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) na manhã de hoje. Dezenas de convidados compareceram ao auditório da Reitoria, onde figuram as galerias da Instituição, para a cerimônia de aposição do quadro com seu retrato. O professor foi muito aplaudido por seus colegas e se declarou saudoso do cargo. O reitor Rubens Cardoso e o vice-reitor Clay Anderson foram os anfitriões da homenagem.
A cerimônia iniciou pouco depois das 9h da manhã. No retrato, em preto e branco, o professor aparece usando o capelo e a pelerine brancos – cor que coloca a figura do reitor como um representante de todas as áreas do conhecimento. Ao adentrar no espaço, o ex-reitor recebeu uma salva de palmas de seus antigos comandados e falou da emoção de retornar à Reitoria pela primeira vez como ex-gestor. “Nem sei o que dizer neste momento, além de que me sinto muito grato e emocionado em rever amigos, matar um pouco da saudade e também ver o professor Rubens, que foi meu companheiro de gestão por quatro anos, comandando a Uepa”, avaliou.
O reitor retribuiu os elogios ao colega, relembrou o período econômico conturbado que acompanhou a gestão anterior e convidou os presentes a uma reflexão sobre o significado de uma gestão superior em uma universidade pública da Amazônia. “O professor atua como uma parteiro. Ao invés de retirar um ser humano de dentro de outro ser humano, ele traz à luz aquilo que nos transforma em cidadão. Como gestor, o professor também precisa formar capital humano. Comandar uma comunidade com mais de 20 mil integrantes e ainda garantir os relacionamentos externos da Instituição não é tarefa simples”, definiu.
“Tive a oportunidade de conviver com o professor Juarez e sou testemunha deste desprendimento e de sua capacidade intelectual e humana. De não transigir em tomar decisões importantes. Esta é uma solenidade que marca a história da Uepa e me sinto feliz de estar aqui para homenageá-lo”, concluiu o reitor.
O ex e o atual reitor fizeram juntos o desvelo do retrato. A Galeria de Reitores é uma forma de homenagem a todos aqueles que contribuíram com o desenvolvimento da Instituição, atuando na posição hierárquica máxima da Universidade. Oito antigos reitores integram a galeria atualmente. O auditório da Reitoria abriga ainda a Galeria de Superintendes, com os retratos de todos os que atuaram efetivamente para a criação da Universidade do Estado do Pará.
Texto: Fernandila Martins
Foto: Isaías Oliveira