Docentes se reúnem para planejamento do ano letivo

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 02/02/2015 - 11:38

A programação vai até o dia 7 de janeiro de 2015, seguindo cronogramas específicos de cada Centro de Ciências da Uepa. O objetivo é facilitar a troca de experiências entre os professores, promovendo melhoria e redirecionamento de ações pedagógicas

Docentes, assessores pedagógicos e monitores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) reúnem-se até o dia 7 de janeiro para trocar experiências e organizar as ações dos cursos de graduação, na Semana de Planejamento e Formação Docente 2015. Na abertura, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (2), no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), representantes de todos os centros discutiram a importância do evento e do engajamento nas ações pedagógicas.

A diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Ilma Pastana, enfatizou a importância de se enfrentar os desafios da educação superior, organizando e mantendo laços estreitos com as assessorias pedagógicas. “No CCBS, por exemplo, temos grandes desafios: a integração serviço-ensino e a revisão dos projetos pedagógicos dos cursos, especialmente porque teremos muitos deles sendo avaliados no segundo semestre. Devemos, então, unir esforços, para crescermos juntos”.

A Semana de Planejamento e Formação Docente tem espaço reservado anualmente no calendário acadêmico da Uepa e tem como objetivo ser espaço de reflexão, avaliação e redefinição das práticas pedagógicas e estratégias, que devem acordar com o Plano Pedagógico Institucional (PPI).

Para a pró-reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira, a Universidade cumpre um papel estratégico na formação de cidadãos, especialmente nas sociedades atuais, nas quais a formação de opinião se dá de forma difusa. “Devemos seguir na contra-mão de uma educação utilitária  e formar cidadãos e uma humanidade comprometida, capaz de produzir conhecimento e exercer sua liberdade. Mas para isso, não basta apenas o planejamento, é preciso que as nossas ações venham ao encontro de uma educação de qualidade”.

Ao final da Semana, os centros, departamentos e cursos devem ter elaborados os cronogramas de atividades a serem desenvolvidas ao longo deste ano e as diretrizes pedagógicas.

Utilizar as novas tecnologias e agir em consonância com as transformações sociais foram os aspectos destacados pelo vice-reitor da Uepa, Rubens Cardoso. Para o gestor, a atuação docente está sempre em transformação. “Pela natureza da profissão, o professor deve estar sempre na interação com a realidade. Devemos trabalhar para criar facilidades na aprendizagem, sistemas inteligentes e tecnologias. Vamos fazer esse planejamento a lápis, para que possamos apagar o que não deu certo e nos retangular”, concluiu.

Na programação do primeiro dia do evento, o público participou das palestras Formação de professores e suas ressonâncias: saberes e conhecimentos universitários, ministrada pela professora Lucélia Bassalo,e Sistema Integrado de Gestão Acadêmica como ferramenta de otimização das ações do cotidiano acadêmico, proferida pelo professor Ítalo Flexa Di Paollo. A partir do dia 3 de fevereiro, a programação será específica de cada centro de ciências, atendendo às suas especificidades.

Texto: Janine Bargas
Foto: Bianca Almeida