CCSE reinaugura Sala de Videoconferência

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 20/06/2017 - 18:53
O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa) reinaugurou hoje, 20 de junho, a nova Sala de Videoconferência. A cerimônia contou a exibição do filme dinamarquês A Caça, do diretor Thomas Vinterberg. Estiveram presentes na ocasião o diretor e vice-diretor do Centro, Anderson Maia e Jairo Silva, respectivamente.
 
A nova estrutura tem capacidade para comportar uma turma de aproximadamente 50 alunos em um espaço climatizado e com recursos didáticos. “Nos conseguimos fazer uma manutenção completa da Sala. Antigamente, esse local era utilizado para apenas para a realização de videoconferência, mas agora nós definimos que esse ambiente vai ser usado pela academia, especificamente para que os grupos de pesquisa possam ter um lugar para estar debatendo, estudando e pesquisando. Desta forma, estamos fortalecendo e intensificando o que a univesidade vem fazendo”, destaca o professor Anderson Maia.
 
A próxima etapa do projeto é desenvolver, juntamente com a Diretoria de Serviços de Processamento de Dados (DSPD), um site para que as pessoas possam ter acesso aos espaços comuns do Centro de Educação. Nessa plataforma, será possível verificar um calendário com informações para fazer reservas e agendamentos de eventos. A espectativa é que até o final de junho o programa esteja online.
 
A pró-reitora de Extensão Mariane Franco falou da importância de reinaugurar o espaço com uma sessão do Cineclube Professor Valmir Bispo. “É um momento importante, pois o Cineclube é uma ferramente pedagógica para o ensino de diversos cursos da instituição ao empregar debates sociopolíticos e artísticos em torno de um filme. Além disso, alguns professores já utilizam esse recurso educacional como parte de suas disciplinas”, afirmou a docente.  
 
A escolha do título da sessão foi feita pelos membros da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) e da Academia Paraense de Ciências (APC). São selecionadas temáticas que envolvam alguma relação com a sociedade atual. Como exemplo, o filme A Caça debateu o poder destrutivo que uma acusação não comprovada pode fazer na vida de uma pessoa.
 
Muitos alunos exergam o Cineclube como uma oportunidade para reviver certas práticas comuns do cinema. Luana Coelho, estudante que esteve presente em todas as sessões desse ano, falou sobre alguns desses costumes. “Com a facilidade da internet, as pessoas preferem baixar e assistir os filmes em casa. Então, as sessões do Cineclube vêm resgartar algumas essências do cinema, como o hábito de ir acompanhado e de compartilhar com os amigos os momentos de um filme. Além disso, o debate promovido após a exibição de hoje foi uma forma de abrir o nosso horizonte. Uma nova perspectiva sobre o filme”, afirma a estudante do curso de Letras/Língua Portuguesa Luana Coelho.
 
Texto e Foto: Marcus Passos